Uma das principais pragas que atacam o limoeiro é o ácaro da ferrugem. Com capacidade para provocar danos econômicos em pomares, pode ser controlado com a aplicação de acaricidas específicos.
Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.
Os sintomas apresentados pelos limões ocorrem devido ao ataque de verrugose. Para o controle da doença provocado por um fungo, aplique fungicidas recomendados por um engenheiro agrônomo, que pode ser contatado na casa da agricultura do município, ou em uma loja de revenda de produtos agropecuários.
Regas e adubação nas plantas são importantes, por isso a condução do limoeiro está correta. No entanto, para melhor assegurar as condições de desenvolvimento da planta, recomenda-se intervalos mais longos entre as irrigações, passando a realizá-las uma vez por semana.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
– Pulverizar com óleos minerais ou vegetais na proporção de 1% de cada, repetindo a aplicação vinte dias após a primeira. – Utilizar óleos minerais ou vegetais misturados com inseticidas fosforados na metade da dosagem recomendada quando isoladamente. Repetir a aplicação quinze dias após a primeira.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana. Depois dilua uma parte da calda para 10 partes de água, coloque em um borrifador e pulverize nas plantas que foram atacadas.
Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
Use as cascas de laranja para afastar as formigas O aroma das cascas de laranja e limão espantam as formigas temporariamente. No entanto, elas devem ser trocadas todas as semanas, pois perdem a sua frescura e benefícios para combater pragas. As cascas podem ser espalhadas pelos cantos do seu jardim ou horta.
As vaquinhas são vetores de viroses em diversas culturas como o melão, o feijão catador (caupi) e feijão comum. Uma maneira de controlar a vaquinha é usar o próprio inseto contra si mesmo, além de plantas repelentes.
É uma praga importante, principalmente para a família das crucíferas, pois o seu ataque pode ser observado em várias culturas, como brócolis, couve, couve flor, nabo e repolho. Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. ...
O pulgão pode ser um agente transmissor de virose, que compromete o crescimento da planta. Em áreas menores pode-se fazer a catação dos brotos e incinerar para eliminar a larva. Outra opão é fazer a rotação de culturas. Elimine os fungos que deixam as frutas com manchas pretas nas folhas e nos frutos.
Nesse caso, a gente tem recomendado a calda de sabão, com detergente neutro mais óleo. Faz essa calda e joga um jato encharcando a base da planta para pegar e molhar bem o cólo da planta. O pulgão é controlado dessa forma e a formiga vai embora", explicou.