Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão ...
8 fundamentos da excelência em gestão
São 11 os fundamentos da Excelência: ... Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...
Orientação por Processos e Informações: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações ...
O Fundamento Geração de Valor tem como conceito: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados de processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.
A geração de valor de uma empresa é entendida por algumas referências como a composição do capital financeiro e do capital intelectual. Faltar o entendimento do fator humano na formação do capital intelectual pode ocasionar riscos ao valor da empresa, devido a falta de sistematização deste capital.
Basicamente, um negócio gera valor para os acionista quando atinge resultado maior do que só remunerar suas necessidades de curto e longo prazo. Marinho explica que para geração de valor, o gestor precisa: Preocupar-se com a viabilidade dos investimentos e não comprar apenas por comprar.
O desenvolvimento de pessoas com a geração de aptidões resulta em mais processos cognitivos, mais desenvolvimento de competências, mais competitividade e geração de valor. Para uma empresa competitiva minimizar a variabilidade do comportamento humano, a cultura organizacional deve ser baseada na Gestão do Conhecimento.
A geração de caixa de uma empresa é o valor líquido do caixa e equivalentes de caixa que se deslocam e saem de um negócio. Quando positivo, ele indica que os ativos líquidos de uma empresa estão aumentando, o que permite liquidar dívidas, reinvestir no negócio ou remunerar os acionistas.
Princípios de Gestão da Qualidade. Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Visão de Futuro é compreender os fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo, no curto e no longo prazo, visando à sua perenização. É uma visão do “túnel do tempo”.
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea? c. ... Em uma organização multicultural, os membros se sentem mais como membros de uma equipe do que como apenas uma força de trabalho e isso aumenta o engajamento com a empresa, ajudando nos processos de mudança.
Estimula a competitividade e sustentabilidade O MEG estimula a empresa a criar e manter métodos de sustentabilidade e competitividade. ... Dentro do cenário competitivo a necessidade de evolução das empresas incorpora novos conhecimentos e procedimentos.
Rodriguez (2010) define gestão como sendo a forma que os relacionamentos entre as pessoas acontecem, na busca de um objetivo comum. ... (2008) definem gestão como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar um grupo de pessoas e instalações com responsabilidade, autoridade e relações definidas.
Relação entre os recursos empregados e os resultados obtidos por um sistema, organização ou processo. Relação entre os objetivos e os resultados obtidos por um sistema, organização ou processo.
Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente. O conceito de gestão possui ligação direta com a administração dos recursos disponíveis na organização.
A gestão eficiente, aquela que é bem feita integrando todos os setores da empresa, é capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Com essas informações, as pessoas capazes de tomar decisões dentro da empresa podem equilibrar o negócio e fazer com que ele retome o crescimento.
Gestão empresarial é uma estratégia de condução de negócios a melhores resultados, partindo de ações que envolvem a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.
A gestão empresarial tem a função de coordenar as políticas internas, as ações e as estratégias a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas de uma Sociedade, para assim, também gerar lucro e riqueza para os acionistas e colaboradores, proporcionando a harmonia empresarial, demonstrando os objetivos ...
Um Software de Gestão Empresarial é um programa que ajuda em todas as atividades de um negócio. Ou seja, com ele é possível controlar todas as atividades de uma empresa, além de integrar os setores, isto porque trabalha com o modelo ERP.