EQST

Certo Dizer Eu Mesma?

É certo dizer eu mesma?

Eu mesma ou eu mesmo: qual é o correto? O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.

Quando se usa mesma?

Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

Qual palavra substitui mesma?

2 da mesma forma, da mesma maneira, do mesmo modo, idem, igual, igualmente.

Para que a mesma sinônimo?

23 sinônimos de semelhantemente para 3 sentidos da palavra semelhantemente: Da mesma maneira: 1 do mesmo modo, outrossim, item, igualmente, também, assim, tal, idem, com tal característica, da mesma maneira, de modo igual, de natureza igual, com igualdade, equitativamente, identicamente, tal-qualmente, uniformemente.

É errado falar mesma?

O motivo do erro é simples. Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. ... Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado.

Foi eu mesma ou fui eu mesma?

A forma correta é fui eu. A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.

Tem crase antes de mesma?

Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria... Eu me referi à mesma pessoa.

O que seria a mesma?

Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu). 2. Coisa ou pessoa que já foi mencionada anteriormente (ex.: eu fiz a tarefa, mas a mesma não ficou perfeita).

Qual é a classe gramatical de mesma?

substantivo feminino Sem alterações e/ou modificações; que se encontra no mesmo estado ou circunstância; que não foi alvo de mudança: a vida está na mesma de sempre. Etimologia (origem da palavra mesma).

É o mesmo que Sinônimos?

1 ainda que, independentemente de, apesar de, embora, conquanto, não obstante, nada obstante, sem embargo de, a despeito de, ainda quando.

Como chama a pessoa que faz sempre a mesma coisa?

Que faz sempre a mesma coisa; que volta a acontecer novamente; recorrente, frequente. Que tende a ser chato ou monótono por se repetir muitas vezes; enfadonho, entediante. Etimologia (origem da palavra repetitivo).

Qual é o correto é eu ou sou eu?

(5) (a) «O chefe sou eu ou és tu?» - «O chefe sou eu.» (b) «Tu és o chefe ou o secretário?» - a resposta natural será «O chefe sou eu.» e não «*O chefe sou eu

Qual o correto fui eu quem fiz ou eu que fiz?

O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”). O certo seria, então: – Fui eu que fiz.

Não tem crase antes de?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Tem crase antes de a quem?

O verbo “obedecer” rege a preposição “a” (obedecer a alguém), assim temos a contração desta preposição exigida pelo verbo com o a partícula “a” que integra o pronome relativo “a qual”. Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)!

O que significa fazer as mesmas coisas?

Significado de insanidade: Insanidade é fazer exatamente a mesma coisa várias e várias vezes.

Qual a palavra que pode substituir embora?

28 sinônimos de embora para 4 sentidos da palavra embora: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

Qual palavra pode substituir Contudo?

Todavia; não obstante.

Qual é a classe gramatical da palavra ainda?

Ainda é tradicionalmente classificado como um advérbio de tempo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 539). Pode ocorrer antes ou depois do verbo (idem, pág.