ECTOMORFO: Esse tipo é aquele longilíneo (tipo das modelos de passarela) necessitam de um trabalho muscular muito bem feito para manter a postura adequada. Não tem predisposição para aumentar muito o peso corporal, mas com pouco aumento de gordura ocorre um grande prejuízo estético (falso magro).
Pessoas que não estão necessariamente acima do peso ou possuem um percentual de gordura elevado podem ser consideradas “falsas magras”. Entre as características desta condição, ainda estão a dificuldade para ganhar massa muscular e o acúmulo de gordura em áreas específicas como abdômen, peitoral, flancos e pernas.
O falso magro corre mais riscos de morrer que as pessoas acima do peso com gordurinhas melhor distribuídas. Arquivo| Foto: O alerta vem de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos: pessoas com a barriga saltada, mesmo com o peso adequado, correm um risco maior de morrer.
Mas, quando alguém é considerado muito magro? Uma forma de avaliar é por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma medida obtida dividindo o peso pela altura ao quadrado. Pessoas com IMC abaixo de 18,5 são consideradas muito magras, porém possuir um IMC abaixo de 16 indica uma magreza excessiva ou grave.
Na magreza adquirida, os indivíduos passam a perder peso em um determinado momento da vida. Nestes casos, é necessário investigar se há algum tipo de doença associada, como hipertireoidismo, diabetes, doença intestinal ou infecciosa, como 1HIV e tuberculose.