A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático.
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras.
A liberdade de imprensa já era garantida mesmo pela Constituição outorgada de 1824. ... A imprensa no Brasil é um reflexo fiel do estado social nascido do governo paterno e anárquico de D.
A liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos.
Rio de Janeiro - História da Cidade - A Imprensa Régia. A Imprensa Régia foi criada em 13 de maio de 1808, dia do aniversário do príncipe regente D. João (1767-1826). Nela foi editado o primeiro jornal da colônia americana: a Gazeta do Rio de Janeiro.
A Gazeta do Rio de Janeiro, publicada pela primeira vez em 10 de setembro de 1808, e o Correio Braziliense, cuja data do primeiro número é usualmente apontada como sendo 1º de junho de 1808 (Lustosa, 2003. Werneck, 1983. Melo de Souza, 1986), são considerados os dois primeiros jornais no Brasil.
Apesar da tecnologia existir desde o século XV, com a invenção dos tipos móveis por Gutemberg, e jornais já vinham sendo impressos na Europa desde os anos 1610, apenas em 1808 surgiu em terras brasileiras o primeiro jornal impresso, e podemos dizer que ele era “muito amistoso” ao governo estabelecido.
Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig. A primeira revista, em estilo almanaque, foi o Journal des Savants (Diário dos Sábios), fundado na França em 1665.
Apesar de existirem relatos de publicações noticiosas desde o Império Romano, foi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos. A primeira publicação do tipo, um jornal semanal, foi o Nieuwe Tijdinghen, criado na Antuérpia (na Bélgica), em 1605.
Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.
O jornal em alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, impresso a partir de 1605 por Johann Carolus em Estrasburgo, é reconhecido como o primeiro jornal da história.
O mais antigo jornal de que se tem notícia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., a partir do desejo de Júlio Cesar de informar a população sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções. ... Na China, jornais escritos a mão surgiram no século VIII.
A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. ... Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. ... Como usar o jornal na sala de aula.
Informação ou conhecimento: 2 informação, conhecimento, comunicação, comunicado, esclarecimento, explicação, informe, referência, menção, participação, divulgação, aviso, conta. Exemplo: Há anos que não tenho sequer uma notícia dele.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Informação sobre situação atual ou de acontecimento recente; nova, novidade. 2 Informação e conhecimento sobre algo ou alguém: “Vive na Inglaterra, não temos notícias há muitos anos” ( JU ) .
A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.