A temperatura corpórea considerada ideal varia entre 36º C e 36,7º C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais.
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
Técnica empregada para mensurar a temperatura corporal através do termômetro de vidro ou digital. Na medida em que é aquecido pelo calor da axila, o equipamento possui uma escala numérica em graus Celsius que permite a mensuração da temperatura.
Se a temperatura for superior a 38°C (100,4°F), significa que a criança tem febre. Nas crianças mais velhas, a temperatura pode ser medida na boca (temperatura oral). Se a temperatura for superior a 37,5°C (99,5°F), significa que a criança tem febre.
A partir de quantos graus é considerado um estado febril? Uma criança em estado febril apontará no termômetro a temperatura das axilas acima de 37,2ºC. Somente a partir de um ano de idade que a temperatura do corpinho do bebê diminuirá para uma faixa semelhante a de um adulto, isto é, entre 36ºC e 37,5ºC.
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
Procure por ajuda médica caso:
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C.
O pediatra deve avaliar o bebê e identificar a causa da diminuição da temperatura, que pode estar relacionada com ambiente frio e roupa inadequada, hipoglicemia ou outros distúrbios metabólicos, problemas neurológicos ou cardíacos.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.
23ºC
Temperatura ambiente, em termos laboratoriais, é a temperatura situada em 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit ou 293 kelvin). Também pode ser considerada como a temperatura do ar de um determinado local, medida por um termômetro de bulbo seco.
De acordo com o documento: “A faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21°C e 23°C.
23 graus
Ainda, há alguns profissionais da saúde que afirmam que o ideal é que a água seja ingerida sempre em temperatura um pouco inferior à do corpo (que fica na média dos 36 a 37,3 graus Celsius para 95% da população sadia).
Ela se assemelha à temperatura do nosso corpo, que fica em torno de 37oC. Desta maneira, o ideal é que a água fique entre 29oC e 38oC.
A água em temperatura ambiente, pode ser entendida como um estado da água que ele se mantenha adequada a determinado experimento.
GELADA BAIXA A TEMPERATURA - A água gelada é uma boa pedida durante os períodos de calor, pois ajuda a baixar a temperatura corporal (que deve se manter entre 36 e 37,5 ºC). Ela também auxilia quem está querendo perder peso, uma vez que acelera o metabolismo.
Na hora de beber seu limão, prefira misturar com água geladinha. É bem melhor! “A água gelada é termogênica, ou seja, faz nosso organismo gerar calor e, consequentemente, perder calorias”, diz o cardiologista e médico ortomolecular Sérgio Puppin.
"Como a temperatura do corpo é de 37 graus, quando tomamos água a uma temperatura inferior, o organismo gasta mais calorias para equilibrar a temperatura. Consequentemente, aumenta o metabolismo e faz emagrecer", esclarece Amilton Macedo, médico dermatologista com prática em oxidologia.
Na dieta do limão, existem pessoas que consomem o suco do limão na água morna e outras na água gelada, em ambos os casos em jejum. Cada lado defende um benefício. Por exemplo, ao tomar na água gelada, a bebida poderia aumentar a termogênese do organismo e acelerar o metabolismo para a queima de gordura.
A combinação de água gelada com limão é simples e muito eficiente para o emagrecimento. “A água gelada é termogênica, ou seja, o organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo. Isso acelera o metabolismo. Já o limão, por ser rico em ácido cítrico, contribui para a queima de gorduras.
Sua acidez auxilia na digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico, ajudando aqueles que sofrem com refluxo. Se o estômago já está em condições de excesso de acidez - como azia e gastrite - beber água com limão pode ajudar a neutralizar o quadro, conforme Gisele.
Fortalece o sistema imunológico A vitamina C funciona como bateria do nosso sistema imunológico. Quando você está estressado o nível de vitamina C cai drasticamente. Por isso, em dias estressantes a água com limão vai ajudar muito.
A propriedade do limão no auxílio da perda de peso tem a ver com sua ação desintoxicante, que elimina as toxinas contidas no organismo e melhora a digestão, além de ser rico em pectina, que ajuda a controlar a fome fora de hora.