Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.
Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos. Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.
A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.
A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático.
O nécton abrange peixes (tubarões, robalos, tainhas, sardinhas, etc.), répteis, como a tartaruga, e inúmeros mamíferos (baleia, focas, golfinhos, etc.), entre outros animais. Bentos – São o conjunto de seres que vivem fixos ou se arrastam no fundo do mar.
Litosfera é a camada localizada na parte externa, Atmosfera é a camada que envolve a terra e contém gases e poeira, hidrosfera é a parte líquida da terra e a biosfera é a parte onde se encontram os seres vivos.
A cianobactéria forma uma sequência móvel de células que podem se destacar de suas colônias para formar novas. Podem ser encontradas em quase todos os habitats terrestres e aquáticos, vivendo entre fungos, plantas e animais e formando a gigante massa visível azul-esverdeada dos oceanos.
São estruturas externas dos animais que lhes permitem adaptar-se melhor ao seu meio ambiente como, por exemplo, as barbatanas de animais aquáticos ou o pêlo denso em animais que vivem em climas frios. Porém, as duas adaptações morfológicas mais atraentes são a cripsis ou camuflagem e o mimetismo.
Os seres vivos dependem do meio ambiente por inúmeros aspectos. Acredito que os principais são a necessidade de substâncias inorgânicas como oxigênio atmosférico ou gás carbônico que são essenciais nos processos do metabolismo como a respiração.
Para que o meio ambiente seja preservado, é preciso que: Escolha uma: a. Que sejam desmatadas apenas algumas florestas, preservando a Amazônia. b. Que toda sociedade busque praticar os princípios da sustentabilidade esporadicamente.
Artigo 2º
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
“Por que pessoas normais não maltratam animais? Por que elas reconhecem que os animais têm sentimentos, que os animais sofrem. Que os animais têm do mundo deles a sua sensibilidade, os seus gostos, as suas dores, os seus desejos. Então, você ignorar tudo isso é ser extremamente insensível.
Todo ser vivo tem direito q vida. Pense nisso. Pessoas que maltratam os animais, não podem ser chamados de pessoas, e muito menos de animais para não ofendermos os coitados.. ... O ser humano é o mais covarde dos animais, pois ele maltrata com conciência.
Agora quem maltratar animais poderá ser preso, com pena de dois a cinco anos de reclusão, e ainda pagar multa. O crime deixa de ser considerado menor potencial ofensivo. ... Quem maltrata os animais é enquadrado no art. 32 da Lei 9.