O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.
Sobre o sistema de Baixa pressão (ou Ciclone) existe convergência de vento em superfície e movimentos verticais ascendentes. Já sobre o Sistema de Alta pressão (ou Anticiclone) existe divergência de ventos em superfície e movimentos verticais descendentes (subsidência).
A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva. Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor.
Os Fogões de Alta Pressão, possuem queimadores simples e seus orifícios são maiores em relação aos de Baixa Pressão, resultando em uma chama mais intensa e maior.
Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. ... Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
O ar quente é menos denso e por isso acaba subindo, enquanto que o ar frio, por ser mais "pesado", desce. As massas e ar frio e ar quente estão em constante movimentação em função da pressão atmosférica, que dá continuidade aos movimentos e intensificação ou não da velocidade das massas de ar no planeta.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
A temperatura altera a movimentação do ar sim, pois quento mais ar quente mais densa ficam as moléculas e quanto mais ar frio menos densas ficam as moléculas e assim possibilita a entrada mais fácil de ar ou a entrada menos fácil assim fazendo a movimentação do ar.
A água, em razão de seu calor específico, tende a conservar por mais tempo as temperaturas, fazendo com que haja uma menor variação delas, ou seja, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura) é menor quanto maior for a umidade do ar.
Os principais fatores que a influenciam são pressão e temperatura. Por exemplo, quando cozinhamos, a água líquida vira vapor (água gasosa) devido ao aumento da temperatura, uma vez que se fornece energia em forma de calor à substância, aumentando seu grau de agitação.