No entanto, a vesícula vitelina é temporária, ou seja, não dura até o final da gestação. "Ela permanece somente até que a placenta consiga atingir tamanho e maturação para assumir seu papel na gravidez, com 12 semanas de gestação não é mais possível visualizá-la", explica a ginecologista e obstetra Bruna Cavalcante.
Células do hipoblasto migram para formar a membrana exocelômica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto. Logo se modifica para formar o saco vitelino primitivo. As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino.
Quando não é possível visualizar o embrião nessa fase, significa que ele não se desenvolveu e a gravidez é inviável. Esses casos são conhecidos como saco gestacional anembrionado ou gravidez anembrionária.
Nos casos leves de descolamento ovular, o hematoma desaparece naturalmente até ao 2º trimestre de gestação, pois é absorvido pelo organismo da grávida, porém, quanto maior for o hematoma, maior o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento da placenta.
Como saber se é descolamento da placenta