Cana-de-Macaco é uma planta medicinal, também conhecida como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo, utilizada para tratar problemas menstruais ou nos rins, já que possui propriedades adstringente, anti-inflamatória, diurética e tônica, por exemplo.
O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.
Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Como Beber: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
Pessoas que estão com desidratação causada por diarreias (mesmo em crianças) ou por muito exercício físico, e que precisam reidratar e recuperar minerais, podem bater as folhas da cana do brejo (que são bem vistosas) no liquidificador para fazer um suco (de preferência com limão), pois ela é remineralizante e ...
O plantio deve ser feito em solos ricos em matéria orgânica e, preferencialmente, mantidos úmidos. Pode ser cultivada em meia sombra ou sol pleno e floresce quase o ano todo.
Mudas de qualidade de cana-do-brejo podem ser obtidas a partir de estacas apicais com cerca de 20 cm de caule e com 2-3 folhas, inteiras ou seccionadas ao meio.
Áreas alagadas ou brejosas
Da primavera até o outono, regue uma vez a cada dois dias, mas diminua a oferta de água durante os meses de frio, esperando que o solo fique completamente seco antes de regar novamente. Caso a planta esteja em vaso, passe-a para um vaso maior anualmente, de preferência nas primeiras semanas de setembro.
A Cana-do-brejo, Costus spicatus, também chamada de cana-roxa, cana-de-macaco e jacuacanga, dentre outros nomes regionais, é uma planta herbácea abundante nas matas costeiras úmidas e terrenos brejosos, fartamente usada na medicina popular como diurética e depurativa.
Resumo: Cana-do-brejo (Costus spicatus Jacq.), também conhecida como cana-de-macaco, cana-do-mansa, caatinga, cana-branca, cana-do-mato, é nativa em quase todo o Brasil, principalmente em áreas de Mata Atlântica e Amazônica, onde é tradicionalmente utilizada como medicinal e ornamental, devido a sua ação diurética e ...
O flamboyant não precisa de muitos cuidados, apenas podas de limpeza periódicas. Com relação aos frutos, que são enormes vagens que ficam o ano inteiro na árvore, a sugestão é que sejam retirados no período em que não há flores para que a planta não perca sua característica ornamental.