EQST

Quando O Dano Moral Devido?

Quando o dano moral é devido?

Ocorre quando alguém se sente lesado em seu patrimônio abstrato, como por exemplo, a dignidade pessoal, a liberdade, a honra, o crédito, a boa fama e a consideração pública.

Qual a teoria da responsabilidade civil do Estado adotada no Brasil?

A responsabilidade civil do Estado está inserida na teoria da responsabilidade civil objetiva, e possui por elementos: a conduta estatal, o dano, e o nexo de causalidade entre a conduta e o dano, não há necessidade de comprovação de dolo ou culpa.

O que é dano moral direto?

“O dano moral direto consiste na lesão a um interesse que visa a satisfação ou o gozo de um bem jurídico extrapatrimonial contido nos direitos da personalidade (como a vida, a integridade corporal e psíquica, a liberdade, a honra, o decoro, a intimidade, os sentimentos afetivos, a própria imagem) ou nos atributos da ...

O que é o dano moral puro?

O dano moral, ou melhor denominado, o dano extrapatrimonial, é a lesão a um bem jurídico sem dimensão econômica. São as lesões que atingem a vida, a honra, a liberdade, a integridade física e moral do indivíduo. ... DANO MORAL PURO significa que ele se esgota na lesão à personalidade.

Qual o valor que pode ser pedido por danos morais?

Em relação ao cálculo do dano moral, a Reforma Trabalhista limita o valor da indenização de acordo com a gravidade da ofensa. ... danos morais de natureza média: R$ 30.

Qual artigo que fala sobre dano moral?

O artigo 186 do referido diploma legal dispõe: aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

O que é dano moral subjetivo?

Observa-se que o dano moral possui um caráter objetivo e outro subjetivo. ... Objetivo pois advém de um ato ilícito visível e concreto. Subjetivo pois somente pode ser verificado pelos sujeitos que circundam o lesionado quando este exterioriza seu aspecto espiritual e psíquico abalado pela dor moral.

É cabível dano moral a pessoa jurídica?

A pessoa jurídica – apesar de não possuir honra subjetiva, caracterizada pela dignidade, pelo decoro e pela autoestima – é titular de honra objetiva e, de acordo com a Súmula 227 do STJ, pode sofrer dano moral; entretanto, é necessário que a empresa comprove efetiva lesão a seu nome, reputação, credibilidade ou imagem, ...

O que é danos morais exemplos?

DANO MORAL. O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), à sua imagem. Exemplos: - cliente que tem seu nome inserido em cadastro de inadimplentes, mesmo que tenha pago o débito.

Pode a pessoa jurídica sofrer dano moral se sim em quais situações?

1.