Etâ trem bão que é festa junina! E nada mais típico dessa época do ano que as alegres e coloridas bandeirinhas de festa junina. Essa decoração simples não passa despercebida no arraiá, aliás, ela é indispensável nos festejos juninos, caracterizando-se como um dos principais elementos da festança.
Ah, a festa junina! Quem não ama essa época do ano? As comidas típicas, as roupas caipiras e, claro, a decoração com bandeirinhas coloridas. E que tal aprender a fazer suas próprias bandeirinhas? Para isso, você vai precisar de:
Agora é hora de escolher os papéis que serão usados para fazer as bandeirinhas. Você pode optar por cores variadas ou seguir um padrão de cores específico. Com o molde em mãos, coloque-o sobre o papel escolhido e contorne-o com o lápis. Faça quantos triângulos forem necessários para a quantidade de bandeirinhas desejada e recorte-os.
Veja também que outros elementos decorativos devem estar presentes numa festa junina.
As bandeirinhas podem ser penduradas em varais, árvores, paredes e até mesmo na mesa principal da festa. Elas dão um toque especial e alegre à decoração. E não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar esse momento tão especial!
Para fazer bandeirinhas com papel cartão, basta cortar o papel em formato triangular e colar em um barbante com cola branca ou fita adesiva. O papel cartão é mais resistente que o papel de seda e pode ser encontrado em lojas de artesanato.
Fazer bandeirinhas de festa junina é mais rápido e fácil do que você imagina! O mês de junho, no Brasil, é marcado pelas festas juninas ou festas dos santos populares. É uma festividade que foi trazida para o Brasil pelos portugueses e que tem como objetivo fazer uma homenagem a São João. Para além do aniversário de São João (dia 24), comemoram-se ainda os aniversários de outros dois santos populares no mês de Junho, o Santo António (no dia 13) e o São Pedro (no dia 29). As festas juninas são festejadas com muita alegria e festa e, podem ser organizadas no trabalho, em casa ou até na escola. O que não pode faltar numa festa junina é uma boa fogueira, balões, chapéus de palha e claro as bandeirinhas coloridas para enfeitar a sua festa. Se você ainda não sabe como fazer estas bandeirinhas, no umCOMO te explicamos como fazer bandeirinhas de festa junina para que o seu 'arraiá' se encha de cor e alegria.
Hoje em dia, as bandeirinhas de festa junina geralmente são feitas com papel de seda, onde depois são coladas em um barbante dando origem a um grande varal de bandeirinhas. A ideia é que esse varal cubra toda a extensão do arraiá, demarcando e decorando o local da festa.
Para fazer bandeirinhas com tecido, é necessário ter tecido de algodão colorido, tesoura, máquina de costura e barbante. Basta cortar o tecido em formato triangular, costurar as bordas e passar o barbante pelo meio da parte superior da bandeirinha.
Para fazer bandeiras de festa junina primeira coisa a fazer é arranjar várias folhas de papel de seda, de cores diferentes. Se não quiser gastar muito dinheiro, também pode aproveitar as folhas de revistas e jornais velhos que tiver em casa para fazer as bandeirinhas. É uma ótima opção pois para além de economizar, os jornais e revistas vão trazer diversas cores às bandeirinhas. Se a ideia é fazer bandeirinha de festa junina para a Copa, aposte em papel verde e amarelo!
Olá Eduarda, realmente não é tão fácil de fazer. Mas quem já tem uma técnica com a máquina de costura pode fazer numa boa. O problema aí é só o spray de amido de milho que ainda é difícil de encontrar por aqui. Mas pesquisamos uma sugestão bacana, que seria esta composição caseira que sugerimos no post. É uma pena que tenha achado caro, mas o resultado final compensa o dinheirinho gastado. E além do mais, dá pra fazer com retalhos grandes de tecido também. Obrigado por participar! Estamos procurando uma alternativa melhor para que você possa fazer também. Tudo de bom pra você! :)
Abra o viés, coloque a ponta para dentro, para fazer um bom acabamento. Posicione a bandeirinha e aplique cola, para manter no lugar, se você achar necessário, ou prenda com alfinete. Mantinha a mesma distância entre uma bandeirinha e outra. Para finalizar a sua peça, costure todo o viés, para prender as bandeirinhas. E está pronto!
Sabia que é possível fazer bandeirinhas de Festa Junina de várias maneiras? Para aprender, basta assistir aos vídeos a seguir e escolher o que mais combina com sua comemoração! São 4 passo a passos bem simples e fáceis de fazer.
Outro material que você vai precisar é um rolo de barbante, para colocar as bandeirinhas de festa junina. O tamanho do rolo vai depender do tamanho da fita de bandeirinhas que deseja fazer. De qualquer forma, se a linha não for suficiente, pode comprar outro rolo e amarrar um barbante ao outro. Deve desenrolar o barbante, prendê-lo e esticá-lo bem, para depois ser mais fácil colar as bandeirinhas.
Agora é só colocar o seu molde da bandeirinha de festa junina em cima das folhas de seda ou de jornal e começar a fazer as suas bandeirinhas coloridas. Quanto mais fino for o papel, mais bandeirinhas você consegue cortar ao mesmo tempo e assim economizar tempo.
Para fixar as bandeirinhas em um barbante ou cordão, basta dobrar a parte de cima do triângulo e colar com cola branca. Deixe secar bem antes de passar o barbante ou cordão por dentro do espaço criado.
As bandeirinhas para Festa Junina podem ser confeccionadas em diversos modelos, como de uma ou duas pontas, redonda ou triangular. E, além disso, é possível fazer uso de vários materiais que darão texturas incríveis a este elemento de decoração. Confira ideias:
O TNT e a folha de seda colorida são outros materiais muito utilizados para bandeirinhas, tanto pelo preço econômico como pelo movimento que elas têm com o vento, deixando um visual bonito durante a festa.
Então, gostou das dicas para fazer bandeirinhas de Festa Junina? Agora, com certeza, a decoração da sua comemoração será inesquecível!
Os moldes acima de uma e duas pontas são os mais usados na hora de decorar um ambiente para celebrar a festa junina. Baixe e imprima este modelo para te ajudar na hora de confeccionar as bandeirinhas. Faça uso de diferentes e diversos materiais, texturas e cores para um espaço incrível e bem decorado!
Mas, caso você queira fazer uma simples Festa Junina em casa, as bandeirinhas podem estar presentes em lembrancinhas e outros detalhes decorativos.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos.
Fogueira: a luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. ... A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas.
A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. ... Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina. A festa junina é conhecida popularmente por seu caráter alegre, com brincadeiras, comidas típicas, simpatias, etc.
Brincadeiras Juninas
Há muitos anos, era comum que nas festas juninas as imagens dos três santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro) fossem gravadas em grandes bandeiras coloridas. Essas bandeiras eram colocadas em água em evento conhecido como lavagem dos santos. A ideia era a purificação da água e de quem se banhasse com ela.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Resposta. Resposta: O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro. Por isso, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, e sim o Dia dos mortos . Foi a forma que a igreja católica encontra para desviar as atenções desse comemoração de origem pagã ,na Espanha, como na Brasil comemora -se o dia de todos os santos em 1° de novembro e o dia de finados no dia seguinte.
A segunda festa: “All Hallows Eve” significa “véspera de todos os santos”, em português. Era celebrada pelos cristãos da época na véspera de 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Atualmente, alguns crentes consideram a festa do "Halloween" como algo maligno e que vai contra crenças pregadas pelo cristianismo.
Origem católica A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.
Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. ... Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
O Halloween tem origem inglesa e apresenta uma tímida comemoração no Brasil. ... O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.
Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.
Madrugada dos mortos: a origem dos monstros do Halloween