A incompetência pode ser classificada em absoluta ou relativa: a primeira hipótese é rígida, cogente e determinada de acordo com o interesse público, impondo-se sem ressalvas ou moderações decorrentes da vontade das partes; de outro lado, a segunda hipótese - como assinala o próprio nome - já apresenta alguma margem de ...
Já o artigo 65 do Novo CPC dispõe que em caso de incompetência relativa, se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação, será prorrogada a competência do juízo. E o seu parágrafo único deixa claro que o Ministério Público é parte legítima para alegar a incompetência, nas causas em que atuar, é claro.
Os atos praticados pelo juízo relativamente incompetente são válidos até a pronúncia do tribunal competente, que poderá manter ou modificar as decisões anteriores.
Qual a consequência resultante do reconhecimento da incompetência absoluta, no CPC/2015? Na vigência do CPC/73, o reconhecimento da incompetência absoluta do juízo resultava na remessa dos autos ao juízo competente, com a invalidação dos atos decisórios (liminares, sentença etc.).
Translatio Iudicii Em outras palavras, é o instituto ou princípio que permite a transferência do juízo incompetente para o competente, conservando os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até posterior decisão em contrário do juízo competente.
O Supremo Tribunal Federal entende que a nulidade em face da incompetência absoluta implica em nulidade de atos decisórios e que a incompetência relativa não importa em nulidade de qualquer ato já praticado.
Entretanto, o parágrafo 1º esclarece que: “A incompetência absoluta poderá ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício” pelo juiz, mas pode, em qualquer caso, a decisão sempre será tomada após receber ou ouvir a manifestação da parte contrária, seguindo o parágrafo 2º do mesmo ...
A incompetência do juízo deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação e, ouvido o autor, o juiz decidirá pelo acolhimento ou não da alegação. Acolhendo-a, os autos são remetidos ao juízo competente, conservando-se os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até que outra seja proferida.
(1) A incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de contestação, sob pena de preclusão (art. 337, §5º). Além disso, sobre os casos de prorrogação de competência, consultar as anotações ao art.
As alegações de impedimento e de suspeição devem ser realizadas na contestação e constituem questões preliminares de natureza processual. O réu somente pode insurgir-se quanto ao valor atribuído à causa por meio de petição específica, não podendo fazê-lo em preliminar de contestação.
Funcionamento: A exceção por incompetência deve ser elaborada sobre a forma de petição escrita, dirigida ao magistrado responsável pela demanda, abordando todos os fatos e provas necessárias para que as alegações sejam devidamente comprovadas.
Se a incompetência do juiz que tomou conhecimento da causa for apenas relativa, para afasta-lo da relação processual, deverá o réu instaurar o incidente denominado exceção de incompetência. Poderá ainda ser reconhecida pelo juiz, de ofício, nos termos do artigo 109 do CPP, a qualquer tempo. ...
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR. A regra geral do artigo 651 da Consolidação das Leis do Trabalho encontra disposição em seu caput, segundo o qual a competência é determinada pelo local da prestação dos serviços, ainda que tenha sido contratado noutro local.
A competência territorial na Justiça do Trabalho, ou seja, o local onde a ação trabalhista deve ser ajuizada, é definida pelo local da prestação dos serviços, com ressalva apenas às duas exceções previstas nos parágrafos 1º e 2º do artigo 651 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), relativas ao empregado agente ou ...