Primeiramente, destaca-se que o verbo to be possui uma forma irregular. No presente, temos as formas: am, is, are; no passado: was/were, ou seja, apenas duas formas.
O Present Perfect Continuous é usado para ações contínuas que iniciaram no passado e continuam no presente. Ele é formado pelo verbo to have (have/has) conjugado no Simple Present (presente simples) + o verbo to be conjugado no Present Perfect (presente perfeito) + o gerúndio (-ing) do verbo principal.
O present perfect é usado quando expressamos alguma ação no passado que tem repercussão no presente ou ainda continua no presente.
Conjugação do verbo "to be"
Para fazer boas perguntas, é preciso que o líder ou facilitador leve em conta três dimensões: construção da pergunta, sua abrangência e os pressupostos embutidos na pergunta. Na construção da pergunta, dê preferência para as que são consideradas mais poderosas, que utilizam “Por quê?”, “Como?” e “O quê?”.
– As perguntas abertas exigem que a pessoa pare, pense e reflita. Não são respostas fáceis; – As respostas são sentimentos, opiniões ou ideias pessoais sobre um assunto, e não fatos; – O controle da conversa é da pessoa que deve responder à pergunta, que inicia uma troca com a pessoa que perguntou.
Para fazer tabulação de perguntas abertas é necessário criar um padrão de respostas (categoria), de acordo com a análise feita das respostas dos entrevistados.
Algumas dicas importantes para quem precisar tabular um grande número de questionários é separar a primeira coluna para colocar o número do questionário em questão e dividir por cor as colunas com respostas de múltipla escolha (que podem ter mais de uma resposta) para evitar erros de digitação.