A pressão do cuff deve ser em torno de 18 a 22 mmHg ou 25 a 30 cmH2O (cuffômetro) visando evitar vazamentos de ar sem compressão excessiva da mucosa traqueal e deve ser verificada no mínimo 4 vezes/dia e antes de realizar a higiene bucal.
O cuff, também chamado de balonete, está localizado na região distal das próteses, e deverá ser insuflado para que impeça o escape de ar oferecido ao paciente e ao mesmo tempo evitar eventos de broncoaspiração.
Se chama Cuffômetro, e é um aparelho utilizado para verificação da Pressão do Balonete do Tubo Orotraqueal, parâmetro importante para que se evite escapes de ar e pressão muito elevada do balonete na traqueal do paciente.
Quando é feita a medida em cmH2O, esses valores não devem ultrapassar 20 e 30 cmH2O. Pressões superiores a 30 cmH2O (22,1 mmHg) podem gerar lesões na parede da traqueia e pressões menores que 20 cmH2O (18,4 mmHg) podem levar a broncoaspiração (JULIANO et al., 2007, p. 318).
Manômetro manual e portátil utilizado para insuflar e verificar a pressão do Cuff (balonete interno) dos tubos endotraqueais e cânulas de traqueostomia de baixa pressão e alto volume, reduzindo o risco de bronco aspiração e consequentemente a ocorrência de quadros de pneumonia por microaspirações pela incorreta ...
Para se mensurar a pressão intracuff, o profissional deve acoplar o balonete externo (piloto), presente na prótese traqueal, ao conector lateral do cuffômetro, posteriormente observar, no manômetro, a pressão do balonete, caso esteja menor do que 20 cmH2O, deve-se elevar a pressão apertando a região emborrachada, na ...
Introdução lenta do laringoscópio com a mão esquerda e deslocamento da língua para a esquerda até visualização da epiglote (Figura 1). Posicionamento da lâmina do laringoscópio na valécula. Elevação da valécula com o laringoscópio até visualização das cordas vocais (Figura 3). Introdução do tubo orotraqueal.
Selecione um tubo sem manguito com um diâmetro interno de 3,5 mm para crianças de até 1 ano de idade. Um tubo endotraqueal com manguito com diâmetro interno de 3,0 mm pode ser usado para crianças de mais de 3,5 kg. e < 1 ano.
O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.
Os enfermeiros consideraram como boas práticas aos pacientes em ventilação mecânica invasiva um total de 13 cuidados, os quais estão relacionados ao tubo endotraqueal, ao ventilador e circuito, à prevenção de broncoaspiração, ao controle de infecção e à sedação, analgesia/sono, vigília/dor.
Na tentativa de se propor um eixo norteador da prática de enfermagem na ventilação mecânica, é importante que a enfermagem saiba relacionar e executar os cuidados descritos a seguir: Vigilância constante; Controle de sinais vitais e monitorização cardiovascular; Monitorização de trocas gasosas e padrão respiratório; ...