A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
A erosão de precipitação e escoamento superficial é também chamada de erosão pluvial, sendo provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação.
Erosão fluvial ocorre pelo atrito causado pela correnteza da água em contato com o relevo. Erosão pluvial ocorre pelo atrito causado pelo impactos das chuvas ("água mole em pedra dura tanto bate até que fura") ou pela correnteza da água em contato com o relevo.
A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. ... O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.
Resposta. Era uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Eles faziam camadas no solo pra evitar erosão e gerar danos no solo. Até hoje esse sistema é usado em diversos países.
Entre as suas realizações, está a arquitetura, a construção de estradas, pontes e engenhosos sistemas de irrigação. Os incas não usavam dinheiro; eles faziam escambos, ... O plantio era feito em terraços, onde usavam a adiantada técnica das curvas de nível, sendo os primeiros a adotar o sistema de irrigação.