Fisicamente falando. Consideramos grave para audição humana as ondas que tem frequências abaixo de 300 hz, e o som do grave do baixo está na faixa dos 20 a 200 Hz; isso que dá o que chamamos de peso. O tamanho de onda em relação ao da guitarra, por exemplo, é muito mais robusto e encorpado.
Uma forma de você melhorar o som do bass é investir em processadores do som como pedais e caixas amplificadoras. Eu tenho um Washburn XB-500. Quando ligo no Boss lmb-3 ou na zoom 506 o som fica bem melhor do que quando ligo só no amplificador.
Características e história. Nos anos 1950, o grande problema dos contrabaixistas da época era o transporte de seu instrumento, delicado (por ser feito de madeira), até que no ano de 1951 um técnico em eletrônica de 42 anos chamado Leo Fender criou o baixo elétrico.
O surgimento do contrabaixo originalmente remonta no século XV. O instrumento antigo mais famoso é o contrabaixo de três cordas de Domenico Dragonetti (1763 – 1846) feito pelo luthier Gasparo da Salò (1542 - 1609) cerca de cem anos antes.
Seu nome vem do Espanhol vihuela, do antigo Provençal viol, o nome do instrumento, que veio provavelmente do Latim vitula, possivelmente relacionado ao verbo vitulari, “exultar, regozijar-se”.
Significado de Contrabaixo O maior e mais grave dos instrumentos de corda, da família do violino; rabecão grande. É um instrumento importante nas orquestras sinfônicas, sendo usado também nos conjuntos de música popular, tais como os conjuntos de jazz.
Baixista ou contrabaixista é um músico que toca os instrumentos musicais conhecidos como baixo e contrabaixo, tanto em suas versões acústicas quanto elétricas.
Uma das funções do baixo na banda é tocar a nota mais grave do acorde. Sustentar a harmonia. Isso dá ao baixista um poder secreto. Se a banda está tocando um acorde feliz e o baixista tocar uma certa nota que não faz parte desse acorde, ele muda o significado das notas que estão em cima e torna o acorde triste.
Baixo é mais fácil do que guitarra O violão, a guitarra elétrica ou a guitarra folk têm seis cordas, enquanto o baixo standard tem apenas quatro. ... A técnica é mais fácil de adquirir do que na guitarra clássica. Mas você tem que aprender a tocar o metrônomo para desenvolver seu ouvido e seu ritmo.
Baixo 1: Iniciando no Baixo
A guitarra possui um timbre mais “brilhante”, e fica com a parte melódica da música em uma banda. E o baixo é responsável pela marcação do ritmo da música (ao lado da bateria), embora também seja um instrumento melódico. ... O baixo também é usado para “equilibrar” a sonoridade das músicas.
As principais diferenças entre guitarra elétrica e guitarra acústica estão na amplificação do som e na estrutura do corpo. Sendo assim, na guitarra elétrica, que tem corpo sólido, o som conta com amplificador elétrico. Já na guitarra acústica, que é oca, a amplificação se dá por meio da caixa de ressonância.
Aprender a guitarra ou o violão abrange vários aspectos. Existem várias maneiras de fazer isso: procurar por aulas com um professor de violão particular, fazer aulas em grupo na escola de música ou decidir começar a estudar sozinho a guitarra! Para conseguir isso, é preciso ser rigoroso, paciente e perseverante.
Acessórios para começar a tocar guitarra
Então vamos lá ver tudo o que precisas saber para aprender como tocar guitarra.
A importância da aula de canto