A Guerra da Coreia foi um dos símbolos da Guerra Fria e iniciou-se em 1950, quando tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul com o objetivo de unificar a península. ... Essa guerra foi uma das primeiras manifestações da bipolarização que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria.
A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. ... A Coreia do Sul surgiu, após décadas de regime autoritário, como uma democracia liberal capitalista, com uma das maiores economias do mundo.
A OCDE, que reúne os países mais ricos, aponta a Coreia do Sul como um de seus membros com maior desigualdade de renda, onde os mais ricos ganham quatro ou cinco vezes mais do que os mais pobres.
Como ficou conhecido esse local da divisão? O Paralelo 38 foi estabelecido por Estados Unidos e União Soviética durante a Conferência de Potsdam. ... O Paralelo 38 foi estabelecido exatamente na posição onde o exército soviético havia alcançado o avanço máximo durante os meses finais da Segunda Guerra Mundial.
As duas Coreias. As duas Coreias: Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, e o subsequente término da ocupação japonesa da Coreia, a península coreana foi ocupada pela União Soviética ao norte e pelos Estados Unidos ao sul. A linha de demarcação entre ambos foi definida como sendo o Paralelo 38 N.
Histórico. Em 25 de junho de 1950, depois de inúmeras tentativas para derrubar o governo do sul, tropas da Coreia do Norte, a pretexto de violação do paralelo 38º, realizam um ataque surpresa, invadem o sul e tomam a capital Seul em uma tentativa de unificar o país sob o regime comunista.
A Coreia foi oficialmente dividida por Estados Unidos e União Soviética em duas zonas de influência. Além disso, foi estabelecido o Paralelo 38 como marco de divisão entre as duas Coreias. A Coreia do Norte foi entregue ao domínio soviético, e a Coreia do Sul foi entregue ao domínio americano.
Significado de Coreia substantivo [Medicina] Doença nervosa, com movimentos involuntários e irregulares, irritabilidade e depressão, mais própria da infância; admite-se hoje que possa ser uma manifestação clínica da febre reumática; doença de S. Vito, doença de S. Guido, doença de Sydenham.
Os coreanos são descendentes dos povos da Ásia continental. Evidências arqueológicas sugerem que os proto-coreanos eram migrantes da região sul-central da Sibéria que populou a Coreia antiga em sucessivos deslocamentos do período Neolítico à Idade do Bronze.
A história da Coreia do Sul começa com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando as superpotências do mundo ocuparam a Coreia. A Coreia estava ocupada pelo Japão desde a Primeira Guerra Sino-Japonesa, tendo sido anexada formalmente em 1910. ... Em Junho de 1950 começou a Guerra da Coreia.