triste
só, sozinho, desacompanhado, solitário, eremítico.
O contrário de repulsar é: 1. gostar.
Contrário de tranquilo: 1. nervoso, impaciente, ansioso, irritado, irritadiço, estressado, desassossegado, exasperado, apreensivo, descontrolado, enfurecido, enraivecido, furioso, exaltado, acelerado, apressado, alvoroçado, agastado, abespinhado, aflito, agoniado, angustiado, abalado, agastadiço.
Clique aqui e veja alguns exemplos de antônimos, palavras com sentidos contrários. Antônimos são nomes que damos às palavras que têm sentido contrário a outras. Exemplo: claro - escuro.
Significado de Contrário adjetivo Que é contra; oposto: teses contrárias. Que está em direção oposta: caminhos contrários. Desfavorável; não favorável: sorte contrária.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.
O que é Ambiguidade: Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. ... A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Quando a ambiguidade resulta dos significados das palavras, ela é lexical. Exemplo: Estava perto do banco. ... Por sua vez, quando a ambiguidade resulta da posição das palavras na oração, ela é estrutural. Exemplo: Exigiu o dinheiro do marido.
O que é Ambíguo: Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. ... "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".
É uma pessoa que não é totalmente compreensível em seu comportamento ou em sua ação, assim como uma situação pode não ser totalmente clara ou específica sobre algo.
Como identificar ambiguidades com questões de concurso e vestibular
Que tem mais do que um sentido: 1 dúbio, equívoco, anfibológico, evasivo. Que é incerto ou duvidoso: 2 confuso, duvidoso, enigmático, escuro, impreciso, incerto, indefinido, indeterminado, indiscriminado, inexato, neutro, obscuro, problemático, vago.
Significado de Divergente Que não concorda com facilidade; discordante. [Botânica] Cuja forma se apresenta em ângulo aberto; divaricado. [Linguística] Cujas formas se apresentam de modo distinto, embora pertençam a mesma língua, e têm origem numa mesma palavra: vocábulos divergentes. expressão Lentes divergentes.
Significado de antitético Antagônico; baseado numa oposição; em que há antítese; oposição, numa mesma frase, duas palavras ou pensamentos de sentido oposto.
Significado de distinto Que é diferente; sem semelhança; que não pode ser idêntico nem igual; diferente: cantar é distinto de atuar; processos de natureza distinta. Que incita respeito; digno de respeito; ilustre: distinto professor. Que tende a se destacar por ser elegante; discreto: ator distinto.
Que difere outrem ou de outra coisa. Que se não confunde: duas coisas distintas.
O valor distinto é decodificado como posicionamento da marca, transformando-se em um propósito, uma causa estratégica, o qual deve ser sustentado por suas estratégias e táticas, para que o posicionamento seja consistente e relevante.
Destinta é o feminino de destinto. O mesmo que: desbotada, descorada.
Que se consegue separar com facilidade: barulho distinto. expressão Maneira distinta. Etimologia (origem da palavra distinto).
1. Que tem semelhança com outrem ou outra coisa. 2. Parecido; análogo; idêntico.
1 Qualidade ou característica do que é formal. 2 Respeito pelas regras e métodos estabelecidos: Nesta obra, o autor é de um formalismo exagerado. 3 Obediência excessiva às normas de comportamento ou às etiquetas de uma sociedade; convencionalismo: A família do rapaz é muito presa a formalismos.
Religião. O formalismo na religião cristã significa uma ênfase no ritual e observância, acima do seu significado.
Primeira acepção: formalismo jurídico é uma "certa teoria da justiça, em particular a teoria segundo a qual justo é aquele que é conforme à lei, e injusto, aquele que está em desacordo com ela". Esse formalismo, diz BOBBIO, devia chamar-se formalismo ético.