Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena – Provérbios 24:10. Nenhum homem gosta da adversidade, que é sofrimento, perseguição, aflição ou calamidade.
O Livro dos Provérbios (em hebraico: מִשְלֵי, "Míshlê [Shlomoh]") ou Provérbios de Salomão é o segundo livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã, onde ele é o Vigésimo Quarto livro.
Sabedoria pode ainda ser definida como a qualidade de quem tem prudência, sensatez e moderação. O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.
Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.
No sentido figurado, é quem age com sensatez ou prudência. “Sabido” é o mesmo que “sábio”, mas se popularizou no Brasil como “finório”, “embusteiro”, “passador de perna”.
adjetivo Que é conhecido; público: sua vida é coisa sabida. Que tem muito conhecimento; conhecedor, erudito, perito: sabido em história. [Figurado] Que expressa prudência; prudente, circunspecto: sujeito sabido. [Figurado] Que age buscando enganar outra pessoa; velhaco, trapaceiro.
Significado de Sábio substantivo masculino Indivíduo que sabe em excesso; quem tem grandes e intensos conhecimentos; erudito: os sete sábios da Grécia. ... adjetivo Que expressa erudição, excesso de conhecimento, sensatez e equilíbrio: professor sábio. Etimologia (origem da palavra sábio). Do latim sapìdus.a.um.
No texto atribuído a Higino, os sete sábios são: Pítaco de Mitilene, Periandro de Corinto, Tales de Mileto, Sólon de Atenas, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindos e Bias de Priene. Plutarco lista os sete sábios como Tales, Bias, Pítaco, Solon, Quílon, Cleóbulo e Anacarses.
Os Sete Sábios eram um grupo de personagens constituído, segundo Sócrates, por Tales de Mileto (considerado por muitos como o primeiro filósofo grego), Sólon, poeta e legislador, Bias de Priene e Pítaco de Mitilene, ambos estadistas, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindos e Míson de Queneia (substituído posteriormente ...