Data Base Management System ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) são um conjunto de software utilizados para o gerenciamento de uma base de dados, tendo como principal objetivo gerenciar as bases de dados utilizadas por aplicações clientes e remover esta responsabilidade das mesmas.
Os bancos de dados NoSQL são, basicamente, bancos de dados que não são relacionais (SQL). O nome NoSQL já indica “Not Only SQL”. As NoSQL databases não precisam, necessariamente, ser parecidas entre si. São classificadas assim justamente por serem diferentes das relacionais.
O MongoDB pode ser útil em aplicações secundárias ou nas principais quando a atividade principal é focada totalmente em documentos não estruturados. Sugiro ler sobre o CAP theorem.
MongoDB é uma base de dados orientada a documentos. Classificada como banco de dados NoSQL, o MongoDB evita a tradicional estrutura de banco de dados relacional em favor de documentos semelhantes a JSON com esquemas dinâmicos, tornando a integração de dados em certos tipos de aplicativos mais fácil e rápido.
JSON
No MySQL, o principal cliente é a interface gráfica cliente fornecida pela Oracle, denominada MySQL Workbench. Através do MySQL Workbench, pode-se executar consultas SQL, administrar o sistema e modelar, criar e manter a base de dados através de um ambiente integrado.
Um diferencial do Open Source é que a sua licença não pode ser vendida de forma alguma. A distribuição deve ser realizada gratuitamente, mesmo que outros programas funcionem como componentes daquele software específico.