Nos dois furos de baixo, passe um pedaço de barbante de aproximadamente 10cm de comprimento. Dê um nó na ponta por dentro do rolo de papel para prender bem o barbante. Repita o mesmo processo no outro lado. Nos furos superiores, faça o mesmo processo, mas use um fio mais curto, de 5cm em média.
Chamado no Brasil de fantoche, o BONECO DE LUVA é o mais praticado no mundo. ... Por seu caráter popular, o boneco de luva criou uma linguagem própria preferindo a rua como seu teatro. Exige muito do marionetista, que deve manipular e interpretar, às vezes, dois personagens ao mesmo tempo.
O boneco de fantoche, boneco de luva ou boneco mamulengo como é conhecido no nordeste é feito com cabeça de madeira, de massa ou papelão, vestindo, coberto por um pano, no qual os movimentos são produzidos pela mão. Em seu manejo geralmente o dedo indicador é colocado na cabeça e o polegar e o médio nos braços.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
Assim, pela representatividade que possui, é uma expressão teatral genuína da cultura brasileira e muito peculiar do Nordeste, rica da genialidade de seus criadores e da empatia que estabelece com seu público. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares.
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos.
Iniciada em 1977 e concluída em 1986.
agosto de 2000
novembro de 1937
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil.
Os personagens do mamulengo chamam-se geralmente Benedito, Cabo 70, Professor Tiridá, João Rodondo e são, na sua maioria negros, figurando quase sempre um vilão de cor branca. Pernambuco é o único estado onde se pode acompanhar com mais precisão a história do desenvolvimento do mamulengo no Brasil.
O criador do brinquedo é sempre um artista popular, homem do povo, que representa com seus bonecos o homem do povo e para esse mesmo homem. É também um artista do riso.
A produção é feita por intermédio do uso de madeira e papel machê. O corpo apresenta um tecido, ao passo que a cabeça deve passar por um processo em que é esculpido. Para que o manipulador possa movimentá-lo, utiliza-se a técnica de luva cruzada.
Resposta. Resposta: Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos. Normalmente, possui corpo de tecido onde o indicador manipula a cabeça e dedos polegar e médio manipulam braços.
GINU, Mestre. Escultor. Januário de Oliveira (1910: Recife, PE – 1977: Idem). Artista plástico que se dedicou à produção de mamulengos, bonecos de pano e madeira utilizados como fantoches em apresentações teatrais muito populares no Nordeste brasileiro.
Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
Investiga o papel do corpo no teatro de animação, um gênero teatral que elege máscaras, bonecos e objetos como seus principais meios de expressão. O ator desse teatro, conhecido como ator-animador, ator-manipulador ou ator-bonequeiro, tem como principal característica a expressão por meio dos elemen...
Ser um bonequeiro hoje significa, antes de tudo, ser um ator capaci- tado com algumas habilidades adicionais de animação, mas tam- bém pode ser um dançarino que tem um boneco como parceiro, ou criador de formas animadas, que cria a realidade cênica em relações entre as pessoas e objetos.
Um manipulador controla e direciona a cabeça e seus mecanismos enquanto sustenta o peso do boneco pelo quadril, um segundo manipulador manipula os braços e o terceiro os pés. A coordenação entre esses três artistas exige um longo e rigoroso treinamento de manipulação.
1)Os principais elementos teatrais são os atores, o texto ou roteiro, o público, figurinos, maquiagem, cenário, iluminação, som e diretor. ” Teatro ” pode ser conceitualizado de duas maneiras.
Resposta. Resposta:Corpo Humano .