"Os tecidos e órgãos mais sensíveis à radiação são o aparelho digestivo, a pele e a medula óssea. Os danos à medula óssea, que produz as células do sangue, podem causar anemia, baixa resistência imunológica e hemorragias.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
São radiações que partem do interior do núcleo de um átomo instável. O núcleo é instável quando o átomo apresenta, em média, 84 ou mais prótons em seu interior. As radiações nucleares são apenas três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).
“São decorrentes de inalação, ingestão de água, carne ou vegetais expostos à radiação ou contato direto com a pele”, explica Muniz. “Quanto mais próximo do local da exposição, mais rápidos e devastadores são os efeitos”, completa.
Radiação Alfa Esse tipo de radiação é caracterizado por ter muita energia, apesar da pouca força de penetração.
O calor provocou uma explosão de vapor tão violenta que destruiu o teto do reator, que pesava mais de mil toneladas. Um cogumelo de 1 quilômetro de altura soltou pelos ares fragmentos de grafite com plutônio a enorme temperatura. Em contato com o ar, o urânio pegou fogo e também foi lançado na atmosfera.
Os mineiros foram protegidos da radiação pelo túnel subterrâneo, mas foram expostos quando saíam para fumar ou beber água. O trabalho acabou sendo infrutífero: em seis semanas o núcleo derretido esfriaria por si mesmo e o nitrogênio líquido não chegou a ser bombeado para o trocador de calor.
Resposta. Resposta: As consequências do acidente de Chernobyl foram profundas, sobretudo para três países: Ucrânia, Bielorrússia e Rússia, todas as três antigas repúblicas da União Soviética.
Em 1985, um grave acidente nuclear num dos reatores diminuiu a potência da usina em 25%. A 26 abril de 1986, duas fortes explosões destruíram o reator central, originando uma brecha no núcleo de mil toneladas.
Anatoly Stepanovitch Diatlov (em russo: Анатолий Степанович Дятлов; Krai de Krasnoiarsk, 3 de março de 1931 – 13 de dezembro de 1995) foi um engenheiro ucraniano. Quando vice-engenheiro-chefe da Usina Nuclear de Chernobil, foi o supervisor do experimento fatal que resultou no acidente nuclear de Chernobil.
O acidente com o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl ocorreu em 25 de abril de 1986. A causa principal foi uma falha no sistema de resfriamento do referido reator. ... O reator superaqueceu por causa do erro e explodiu, lançando grande quantidade de material radioativo na atmosfera.
O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. ... O combustível usado na usina tem uma concentração do material físsil bem inferior do que a usada em uma bomba nuclear.
Desvantagens da energia nuclear:
Verificado por especialistas Após a ocorrência do terrível acidente, a contaminação foi espalhada pelo ar e tomou a direção das regiões montanhosas, como os alpes, em decorrência da formação das massas de ar.
A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial.