O Sistema de Triagem Manchester (STM), utilizado na nossa Emergência, é uma metodologia científica que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica.
Como é a classificação no Protocolo de Manchester?
O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada cor representa os casos, pelo grau de gravidade. É na triagem que os pacientes serão identificados e o seus casos avaliados.
O enfermeiro tem a capacidade de organizar o fluxo dos usuários conforme a prioridade do atendimento e a demanda dos serviços, sendo um profissional de excelência na execução da triagem/classificação de risco nos serviços de urgência. Descritores: Enfermagem em emergência. Serviço hospitalar de emergência.
Para realizar essa classificação, o método utiliza 5 cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul....Como funciona o Protocolo de Manchester?
O Protocolo de Manchester é baseado em categorias de sinais e sintomas e contêm 52 fluxogramas (sendo 50 utilizados para situações rotineiras e dois para situação de múltiplas vítimas) que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente.
NO PROTOCOLO DE MANCHESTER O acolhimento com avaliação e classificação de risco tem como objetivo descongestionar essas unidades, oferecendo ao usuário um atendimento diferenciado, a atuação do enfermeiro nessas unidades é citada como profissional de grande importância na área da saúde.