Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triângulos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizado por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.
Ligada aos poderes mágicos do anel de Salomão, a estrela de Davi teria o poder capaz de controlar gênios e demônios. Cabe destacar que o anel mágico do Rei Salomão possuiria um pentagrama ou hexagrama embutido (as fontes divergem se o anel teria uma estrela de 5 ou de 6 pontas).
Pantáculos são todos os símbolos que possuem um significado de natureza mágica ou esotérica. Não confundir com pentáculos que possuem um significado mais restrito.
Os primeiros cristãos tinham o pentagrama como um símbolo das cinco chagas de Cristo, sendo, visto como uma representação do misticismo religioso e do trabalho do criador. Também era usado como símbolo da comemoração anual da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.
RIO — O alinhamento de Júpiter e Saturno, os maiores planetas do sistema solar, previsto para esta segunda-feira, tem sido chamado de "estrela de Belém" ou "do Natal" devido à proximidade com a data festiva do Cristianismo que marca o nascimento de Jesus, celebrada em 25 de dezembro.
"É necessário estar de olho no céu logo que o sol se pôr. O planetas ficarão visíveis quando o céu ainda não tiver escurecido por completo." "Para ver, basta olhar na direção em o sol se pôs.
A "Estrela de Belém", portanto, não se forma no céu há quase 800 anos. A conjunção é considerada rara pelos astrônomos porque cada planeta tem seu próprio tempo para girar em torno do Sol. A translação de Júpiter, por exemplo, dura 12 anos, e a de Saturno, 30 — ambas são lentas.
O encontro entre os gigantes acontece de maneira regular a cada 19,6 anos e é considerado pelos astrônomos como uma das conjuções planetares mais impressionantes — tanto que o evento ganha o nome de Grande Conjunção.
Na tradição cristã, os três reis magos eram sábios que vinham do Oriente à procura do menino Jesus. Ao encontrarem Cristo, prestaram-lhe culto e deram-lhe presentes. Segundo a narrativa bíblica, os reis magos vieram do Oriente à procura do recém-nascido menino Jesus a fim de adorá-lo e oferecer-lhe presentes.
Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo." Salmo 141:2 "Suba até Vós minha oração como incenso.” ... E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.”