A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.
É fundamental o papel do professor como mediador das discussões e o fechamento adequado de cada caso, com a retomada dos objetivos, dos conceitos importantes, do aprendizado que a turma demonstrou e do que precisa ser novamente estudado.
Também conhecida como tendência Competitivista, Mecanicista ou Tecnicista, a tendência Esportivista ainda hoje é muito representativa na área da Educação Física Escolar.
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. ... É crítica, questiona as relações do homem no seu meio, visa levar professores e alunos a atingirem um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
Resposta. Qual é a ação essencial quando pensamos nas adaptações à educação inclusiva? Flexibilização.
Uma característica importante da pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é a formação cultural, de difusão do conhecimento científico. ... Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientificam em saber escolar.
A pedagogia crítico social dos conteúdos faz parte da tendência progressista, e, no âmbito escolar, visa preparar o aluno por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto, diante das contradições da sociedade.
Como as outras tendências progressistas, a Crítico-social dos conteúdos também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.
A escola é o meio social em que alunos e professores interagem na construção do saber. ... Portanto, para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas culturais, sociais, políticas e econômicas, entre outras, que perpassam nossa sociedade.
A escola enquanto transformadora social. Desenvolver o pensamento crítico do aluno. Formar cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa. Ensinar os alunos a entenderem seus direitos e deveres.
Resposta: Na pirâmide social, eles ficavam embaixo do proletário, que era a classe mais pobre. Eles tinham o próprio grupo, os escravos. Eles exerciam, principalmente, a função do trabalho braçal, em fazendas, plantações.