A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo. Essa glândula está localizada no diencéfalo, próximo ao centro do cérebro dos mamíferos, mede 5 por 8 mm e pesa cerca de 150 mg.
Doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, doença do neurônio motor. Outras Manifestações Clínicas: Há vários relatos do papel da glândula pineal em doenças humanas como hipertensão, desordens de mielina, doenças oculares como glaucoma e distúrbios endócrinos (MORENO, 1997).
Basicamente, a glândula produz serotonina quando precisamos acordar e “ativar” nosso organismo para o dia a dia de atividades; e produz melatonina quando estamos nos preparando para dormir e descansar.
2 a 3 colheradas de vinagre de maçã por dia é um excelente desintoxicador do nosso organismo. O iodo é abundante nas algas marinhas, frutos do mar, banana, oxicoco (cranberry), couve, brócolis, feijão verde, outras folhagens verdes e muitos outros alimentos.
Função e importância da glândula pineal A pineal consegue captar a luz e escuridão, regulando assim o nosso ritmo diário e controlando os ciclos de sono, da maturidade sexual e do equilíbrio psicoemocional – este último, ao secretar serotonina, neurotransmissor que opera os níveis de humor e de energia.
A glândula pineal simplesmente absorveu mais flúor do que qualquer outra matéria física no corpo, até mais que os ossos. A Glândula Pineal é como um ímã para o fluoreto de sódio. Este calcifica a glândula e faz com que seja menos eficaz em equilibrar os processos hormonais do corpo.
Dependendo de quais hormônios sejam afetados, os sintomas podem incluir:
O diagnóstico de tumor na hipófise é feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta e através de exames de sangue, e exames de imagem como ressonância magnética, e em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia, mas nem sempre há necessidade de realizar este último.
A recuperação da cirurgia é muito rápida, cerca de 48h. No entanto, o paciente precisa, algumas vezes, ficar internado no hospital por alguns dias para checar o funcionamento dos hormônios hipofisários no pós-operatório.
Tumor de hipófise: sintomas e tratamentos A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio. Embora seja muito pequena, seu desempenho correto regula o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano.
Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?
Ainda de acordo com o médico, entre dez a 15 pessoas por ano necessitam desse tipo de cirurgia que, quando realizada por hospitais particulares, chegam a ter um custo que oscila de R$ 10 mil a R$ 20 mil.