“A ABA é um conjunto de técnicas derivadas de uma ciência: a análise do comportamento. ... Assim, o objetivo da ABA é ampliar o repertório comportamental da criança. Com isso, espera-se que ela melhore a interação com outras pessoas e tenha menos dificuldades na comunicação social.
Os procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) ajudam a ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando-as a se relacionar melhor com a sociedade e com o ambiente.
ABA é uma ciência que analisa o comportamento. O Modelo Denver também é ABA, uma forma mais naturalista de aplicá-la. ... Se, por outro lado, forem comportamentos indesejados, evitamos aqueles antecedentes e retiramos o reforço, para reduzir esses comportamentos.
O Modelo de Denver é um método de intervenção precoce em crianças diagnosticadas com perturbação do espectro de autismo. ... No método de Denver o objetivo é que a criança e o terapeuta criem uma relação enquanto parceiros nas atividades. A interação social é a principal finalidade dos jogos criados.
Localizado na parte dianteira do boi, na região do acém, o denver steak é surpreendentemente marmorizado e macio. Embora venha de uma parte de cortes mais rígidos, trata-se de um músculo específico do acém com gordura entremeada e colágeno que garantem sua maciez e sabor.
O Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH®, na sigla em inglês) ajuda pessoas com Transtorno do Espectro Autista a compreenderem melhor o universo ao redor.
O modelo TEACCH é um programa educacional e clínico criado a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações. Ele possui o objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.
No Floortime (tempo de chão), a família e/ou terapeuta segue os interesses da criança ao mesmo tempo em que a desafia a alcançar maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais.
Suas bases teóricas são a Teoria Behaviorista e a Psicolinguística. ... Assim, a teoria comportamental e a psicolinguística – bases epistemológicas do TEACCH – convergem para uma prática funcional e pragmática. Além disso, o entendimento da condição neurobiológica da Síndrome é fundamental neste modelo.
Como trabalhar com o autismo na educação infantil?