Montagem do Telhado Sugerimos para o madeiramento do telhado Tégula as seguintes bitolas e espaçamentos: Ripas (ou sarrafos) – 5 cm x 2 cm com galga máxima de 32 cm Caibros – 5 cm x 6 cm com espaçamento de 50 a 60 cm Terças – espaçamento máximo de 1,50 m, sua bitola varia em função do espaçamento das tesouras.
Ripas: ripas ou sarrafos de 5x2cm. A primeira ripa (ou beiral) deve ser dobrada (duas ripas sobrepostas), ou compensar essa altura com a própria tabeira. Galga: a distância máxima entre ripas é de 32cm (de face superior à face superior).
Caibro 6 metros | Leroy Merlin.
Tipos de madeira para telhado: conheça as 5 melhores
A estrutura em aço pode ser utilizada em qualquer tipo de edificação, porém, ela ainda é muito associada a arquitetura industrial. Já a de madeira ainda é a preferida nos projetos, tendo como principais motivos da sua utilização a disponibilidade de mão de obra especializada e a facilidade em encontrar a matéria-prima.
Veja abaixo algumas das características das principais madeiras usadas para telhados em construções no Brasil:
Resistente ao tempo, a madeira guajará, tem excelente durabilidade, imune ao contaminação de pragas. Recebe muito bem aplicações de tintas ou de vernizes para acabamento. A madeira de Guajará ou Curupixá é fácil de ser trabalhada no torno e na broca, resultando em excelente acabamento.
O biólogo lista abaixo as madeiras mais resistentes aos cupins para você ter em casa. “Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4)”, lista Sidney Milano, biólogo e diretor da PPV Controle Integrado de Pragas (tel. , de São Paulo.
O guajará (Chrysophyllum venezuelanense) é uma árvore da família das sapotáceas. Outros nomes populares: sorva-do-peru, sorveira-do-peru e uajará.
A curupixá ou guajará tem origem da espécie Micropholis Venulosa, com ocorrência na região amazônica. Essa árvore pode ser encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão. Além de curupixá ou guajará, pode ser conhecida pelos nomes: abiorana-mangabinha, abiu-guajará, grumixá, gogó-de-guariba.