Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras. Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.
Muito conteúdo para lembrar? Calma, os resumos estão aí para isso!
Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”. Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos abordados em seu trabalho.
A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) recomenda que as palavras-chave que representam o conteúdo da escrita (científica), sejam escritas após a expressão “Palavras-chave:” (sem as aspas) e que estas sejam separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após ...
Para descrevê-las bem e como a NBR 6028 {ABNT} pede, vou te dar cinco dicas:
Formatação das palavras-chave A Norma NBR 6028 exige que os estudantes iniciem a inclusão das palavras-chave no resumo do TCC através de um parágrafo com a expressão “palavras-chave”. Sendo assim, a primeira coisa que você deverá fazer em seu trabalho é sinalizar as palavras-chave.
Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo. Em Marketing Digital, são importantes para guiar a otimização de um site ou de uma página. Assim, podem ajudar a atrair mais visitantes por meio do Google.
Identificar a palavra-chave é fácil. Após fazer a leitura do primeiro parágrafo, o candidato poderá fazer a seguinte pergunta: “sobre o que se fala nessa passagem?” Assim perceberá que sua atenção o direcionará a um ponto específico de tal fragmento.
Ideias principais de uma leitura, que juntas formarão uma síntese de um determinado texto. Uma das habilidades mais importantes que um aluno deve ter é a capacidade de reconhecer ideias-chave de um texto.
O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido.
Como encontrar a ideia principal de um parágrafo
Em outras palavras, as informações secundárias servem como sustentação para a ideia central. E ajudam o escritor a desenvolver o seu texto de forma coerente. Em resumo, o tema central é a ideia sob a qual o texto será fundamentado. É por meio dela também que uma pessoa consegue ler esse texto e fazer sua interpretação.
A aplicação correta depende da interpretação correta e então, precisa ser coerente com o texto bíblico. O pregador precisa ter o cuidado de aplicar exatamente a ideia apresentada pelo texto, não criar aplicações paralelas totalmente incoerentes com o pensamento do texto.
Sempre que você encontrar um texto na bíblia ao qual queira entender. Você precisa ler o texto todo, e o contexto dele. O texto é a história em questão, o relato. Já o contexto é o que vem antes e depois disso.
ESCREVA ALGO QUE VOCÊ REALMENTE VÁ FAZER: Sua aplicação precisa ser PESSOAL, PRÁTICA, POSSÍVEL E PROVÁVEL. Calma, vou explicar. Pessoal: É você quem precisa fazer o que vai escrever, não outra pessoa. Aplique de acordo com a sua vida.
No início, a Bíblia está em ordem cronológica. Se você ler os livros de Moisés na ordem em que eles aparecem, você está lendo a história bíblica em sua seqüência apropriada. E, claro, o Antigo Testamento é cronologicamente antes do Novo Testamento.
É uma história que ocorre ao longo do tempo, em muitos lugares, e através de muitos eventos. Ele inclui as vidas e as lições aprendidas por muitas pessoas de muitas culturas.
A Bíblia é dividida em 2 grandes blocos: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. ... Já o Novo Testamento faz parte da nova aliança cumprida em Jesus, a expansão do Evangelho e a profecia do fim dos tempos, com a volta de Cristo. Desta forma, o Novo Testamento é uma conclusão do Velho Testamento.
DESAFIO: LER A BÍBLIA TODA EM 3 MESES. TOPA?