13- O período patológico é o lapso temporal no qual interessam as modificações que se passam no organismo vivo.
Fase de Incapacidade Residual – a doença pode progredir para a morte, ou as alterações se estabilizam. estabelecem a receptividade do indivíduo.
A história natural da doença, portanto, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente; no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.
A história natural das doenças é fundamental para o tratamento, pois, para o médico atender cada paciente no hospital, ele procura saber como o in- divíduo se alimenta, onde mora, o que está sentido, para, com base nesses dados e a partir de seus estudos, descobrir qual doença aflige aquela pessoa.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...