Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano.
O ossículo estribo é o menor osso do corpo humano e faz parte do conjunto de ossos que forma a cadeia auditiva primária. Articula-se com a bigorna, enquanto que sua base está adaptada à janela do vestíbulo (ou oval). Palavras-chave: audição, órgãos do sentidos, orelha, ossículo.
Junto com a bigorna e o martelo, o estribo forma o conjunto de ossos responsável pela audição humana, os famosos e popularmente conhecidos como “ossinhos” do ouvido. ... Basicamente e não menos importante, a função deles é transmitir as vibrações mecânicas geradas na membrana timpânica até o ouvido interno.
Os mamíferos têm três ossos no ouvido médio o martelo, a bigorna e o estribo.
O ouvido médio é uma cavidade cheia de ar, consistindo na bigorna e 3 pequenos ossos interconectados - o martelo, a bigorna e o estribo. O tímpano é uma membrana muito durável e bem esticada que vibra quando a onda a alcança.
Dentro dessa cavidade há três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo, além da tuba auditiva (antes conhecida como Trompa de Eustáquio). Os três ossículos são os menores do corpo humano e ligam, como uma ponte, o tímpano à orelha interna.
Martelo, Bigorna e Estribo: São os três ossículos da orelha média, eles recebem, amplificam e transmitem a energia mecânica do som para a orelha interna (cóclea). O martelo é o maior ossículo, estando ligado à membrana timpânica.
A mastoidite é uma infecção bacteriana da apófise mastoide, que é o osso proeminente que se encontra atrás do ouvido. Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou inadequadamente tratada se dissemina do ouvido médio ao osso que o circunda – a apófise mastoide.
A mastoidite é uma inflamação do osso mastóide, que fica localizado na proeminência situada atrás da orelha, e é mais comum em crianças, apesar de poder atingir pessoas de todas as faixas etárias.
Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido. O ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol. Esta contém pequenos pelos que vibram quando há uma propagação do som.
Já a cóclea, no ouvido interno, é uma estrutura milimétrica e circular – semelhante a um caracol – que faz parte do labirinto, porção do ouvido que transmite os sons ao cérebro. Ela é rica em nutrientes como cálcio e vitamina A. O labirinto é uma estrutura ligada à audição, à percepção de posição e ao equilíbrio.
Principais sintomas
Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?
Pingar as gotas prescritas pelo médico; Tapar o ouvido com um pedacinho de algodão, para manter o medicamento dentro do ouvido, sem escorrer para fora; Manter-se com a cabeça de lado, durante pelo menos 5 minutos, para que o medicamento seja absorvido.
É corticoide com ácido salicílico. Funciona bem para dermatite, mas não poderá ser usado cronicamente. Use até melhorar e suspenda. Pode fazer manutenção com shampoo anticaspa, no ouvido, na hora do banho.
O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é parar de remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes agressivos (muito quente, frio, ventanias...). Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha.
Para tratar a dermatite eczematoide auricular, os médicos dão gotas otológicas de uma solução de acetato de alumínio diluído (solução de Burow), para ser colocada no ouvido sempre que necessário para ficar confortável. Coceira e inchaço podem ser reduzidos com um creme contendo um corticosteroide (como betametasona).
Quando sentir coceira, recomenda-se evitar qualquer tipo de objeto ou líquido dentro do ouvido. Apenas medidas como a limpeza com uma toalha na parte mais externa do ouvido são seguras. Se a pessoa tiver quadros alérgicos, pode fazer uso de antialérgicos para alívio da crise.
“Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos”, alerta Lazarini. Além disso, o cotonete empurra a cera e pode causar lesões internas e perdas auditivas irreversíveis.
Coceira na orelha Se o seu cão anda coçando bastante a orelha, é um sinal de otite. E se, além disso, ele cheirar a pata para lamber ou algo do tipo, é também um forte indício de que ele está passando por esse problema.