O som é a sensação produzida no órgão do ouvido por meio dos movimentos vibratórios dos corpos, transmitidos por um meio elástico como o ar. ... O som não pode ser transmitido no vácuo, por falta de material que possa propagar as ondas vibratórias.
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
O som necessita de um meio físico, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado a outro). Quando uma fonte sonora produz uma vibração, esta é transmitida, por choque, aos corpúsculos mais próximos. Esta vibração é comunicada aos corpúsculos seguintes através dos choques entre eles.
Resposta. Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.
E é a combinação desses dois tipos de captação (ar e ossos) que faz com que o som que você ouve quando fala seja diferente daquele gravado. Quando falamos, as vibrações das cordas vocais ressoam na garganta e na boca e são transmitidas ao ouvido interno pelos ossos da cabeça.
Para ouvir sons, seu ouvido precisa fazer três coisas básicas:
A memória e a percepção do som A conexão entre os sistemas auditivo e cerebral oferece a capacidade de reconstruir e selecionar as mensagens sonoras graças à intervenção da memória e da atenção. É por isso que conseguimos reconhecer vozes, compreender a fala e diferenciar simples ruídos de uma bela música.
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.