A chicória é rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, possuindo alto valor nutricional e possuindo vários benefícios para a saúde, sendo os principais: Auxilia no processo de emagrecimento, pois não possui muitas calorias e fornece uma grande quantidade de nutrientes.
Existem variedades de folhas crespas e de folhas lisas, chamada também de escarola.
Faça café de chicória. Ferva uma xícara de água e coloque duas colheres de sopa de raiz de chicória picada e torrada. Tampe e deixe fervilhar por 10 a 15 minutos. Dobre ou triplique a receita se quiser uma quantidade maior.
A chicória possui propriedades anti-inflamatórias, que diminuem as dores causadas por doenças articulares, musculares e até ósseas. Por isso, o chá de chicória é muito utilizado por pessoas que possuem doenças articulares por suas propriedades medicinais.
O fedegoso, também conhecida como café negro ou folha do pajé, é uma planta medicinal que possui ação laxante, diurética e anti-inflamatória, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais e complicações menstruais, por exemplo.
Em primeiro lugar higienize as folhas. Depois coloque-as uma sobre as outras formando um monte e com ajuda de uma faca, corte em fatias de 1cm mais ou menos e reserve.
“Para tirar o amargo da chicória é fácil, é só servir com um molhinho: você mistura alho-roxo – que tem cerca de 15 propriedades antibióticas e nunca mais terá infecção – com sal, pimenta e vinagre de maçã a gosto. Não vale qualquer vinagre, não. O de maçã é que tira o amargo.”
Em razão do sabor amargo eliminado durante a fervura, a catalonha deve ser cozida por muito tempo com bastante água. Ao prepará-la, escorra bem antes de adicionar tempero. Além das folhas, os talos também são utilizados, pois contêm muitas vitaminas e sais minerais. Tempere a catalonha com óleo, sal e caldo de limão.
A escarola é um tipo de chicória, caracterizada por ter folhas mais compridas e lisas. Já a chicória é caracterizada por ter folhas mais crispadas.
Significado de Escarola substantivo feminino [Botânica] Variedade de chicória; endívia, endiva.
Propriedades nutritivas da escarola
Cada 100 gramas de escarola fornece apenas 20 calorias. O ferro, nutriente farto na escarola, ajuda na formação de glóbulos vermelhos no sangue prevenindo a anemia. Essa verdura também tem uma quantidade significativa de cálcio, elemento fundamental para a formação e manutenção da massa óssea durante a vida.
A escarola se desenvolve bem em canteiros de horta, adubados com esterco de curral ou de galinha, que precisam ser irrigados quando há escassez de chuva. Durante 15 dias, no entanto, evite molhar as folhas da escarola, para que o centro da planta não fique úmido.
Além disto, as folhas de chicória são bastante nutritivas. Elas contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro e fósforo. As folhas de chicória também são comumente utilizadas para fins medicinais. Elas possuem ação depurativa, diurética, estomáquica e laxativa.
Resumo da notícia
"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.
Com um baixíssimo teor calórico (cada 100g possui apenas 15 calorias), a hortaliça possui quantidades consideráveis de vitamina A, muito importante para o bom estado da visão; vitamina C, fundamental para combater infecções e ajudar a cicatrizar ferimentos; e sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo, responsáveis pela ...
Segundo Dai, a roxa exibe essa coloração porque contém antocianina, pigmento de efeito antioxidante. Ele blinda as células de agressões, favorecendo, assim, a longevidade. Já a crespa reúne uma quantidade ligeiramente maior de vitamina C, outra substância que combate radicais livres.
Saiba tudo sobre os diferentes tipos de alface
Então entenda melhor as diferenças e benefícios de cada uma delas:
Conheça as variedades:
Cada uma com suas peculiaridades: brunela, romanela, rubinela e crocantela. Todas são crocantes. A crocância dessas alfaces está diretamente relacionada às nervuras mais tenras. o caso da brunela, a espessura chega a ser oito vezes mais grossa do que a folha da alface crespa.
A brunela é uma variedade criada em 2013 por pesquisadores da Ufscar de Araras. Ela surgiu do cruzamento da alface americana com a frisée. O resultado é uma planta tropicalizada, mais resistente ao calor e às chuvas.
“A alface crespa domina o mercado por duas características principais.
No caso da alface, as diferentes espécies apresentam diferenças sutis. A rugosa/crespa e a lisa são mais nutritivas do que a americana. ... Ao colocar a alface no prato você já está consumindo mais fibras e isso, além de beneficiar o intestino, também ajuda a controlar o peso.
O consumo regular de alface poderia trazer os seguintes benefícios para a saúde:
A alface americana Mayumi possui plantas grandes e vigorosas com ótima sanidade foliar e excelente proteção de cabeça. Seu ciclo médio a partir do transplante é de 50 a 60 dias. Possui cabeças de formato redondo, pesada e compacta, de coloração verde escura.
"A alface é rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de fósforo e cálcio. Mesmo nas folhas verdes, se você optar pelo verde mais escuro, a concentração de ferro aumenta", explica. ... A diferença entre a folha verde e a roxa está nos antioxidantes. Quanto mais escura é a hortaliça, mais rica em antioxidantes.
A maioria dos jardineiros dir-lhe-ão que a alface amarga é o resultado do calor do verão; a alface é conhecida como um vegetal de estação fria. Quando a temperatura sobe, a planta entra em modo de maturação e fecha, enviando um caule e flores. É durante este processo que a alface amarga é produzida.
“Isso porque o aço inox possui em sua superfície uma camada em escala atômica de um material isolante que impede que o metal entre em contato com o ar ou com a superfície dos alimentos”.