A Revolta de Beckman Foi um movimento de resistência à atuação da Companhia de Comércio do Maranhão que monopolizava a atividade comercial na região, e aos jesuítas, que se opunham à escravidão indígena.
Com essa insatisfação, em julho de 1720, os sediciosos deram início à Revolta de Vila Rica. Os grupos armados formados por escravos e homens livres desceram dos morros ao redor para o centro cidade, onde invadiram casas para ampliar o apoio à luta.
No dia 25 de maio de 1720, o navio Grand Saint-Antoine entra no porto de Marselha com um passageiro clandestino vindo da Síria – a bactéria de uma variante da peste negra. A bordo, dez pessoas já haviam sucumbido ao mal. ... Apesar de um dispositivo de proteção bastante rígido, a peste se propagou pela cidade.
1720
Uma das medidas adotadas, em 1719, foi a imposição das casas de fundição segundo a qual ficava proibido a circulação de ouro em pó – devendo todo o minério ser fundido numa daquelas instituições a serem criadas em Vila Rica, Sabará, São João del-Rei e em Vila do Príncipe – lugar em que seria pago o quinto.
Após ter conseguido conquistar a população com os seus discursos, Filipe Santos - um fazendeiro português - tornou-se líder da rebelião. Os revoltosos chegaram a ocupar Vila Rica exigindo a extinção das Casas de Fundição.
Os conspiradores da conjuração mineira tinham como objetivo tirar Minas Gerais do domínio de Portugal, devido aos altos impostos que eram cobrados pela Coroa Portuguesa sobre o ouro extraído das Minas.
os conspiradores baianos queriam proclamação de uma República democrática. a igualdade pautada nos ideais liberdade religiosa e pela primeira vez, Apareciam protestos pela abolição da escravatura.
Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.
Os nomes que aderiram a conspiração representando a categoria foram os soldados baianos Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, que atuaram ativamente na divulgação da revolta. Já os líderes que exerciam a profissão de alfaiate eram Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
Estas figuras foram os poetas árcades Claudio Manoel da Costa e Tomás Gonzaga, os padres Oliveira Rolim e Carlos Correia, os militares Francisco de Andrade e Francisco Lopes e o alfares Tiradentes.
-Estao representando como eles pertenciam a alta classe da sociedade; -Eram os conjurados baianos,pelo povo; ... Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.