Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso. Todos os tecidos conjuntivos apresentam uma característica em comum que os diferencia de outros tecidos, que é: a) ser composto exclusivamente por células pavimentares.
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.
O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes.
O tecido conjuntivo é formado por diferentes tipos celulares: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. Muitas células habitantes do tecido são originadas nele mesmo, enquanto outras como os macrófagos e leucócitos, por exemplo, migram de outras regiões para o conjuntivo.
Denominado de tecido conjuntivo fibroso, apresenta grande quantidade de fibras colágenas, formando feixes com alta resistência à tração e pouca elasticidade. É tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si.
Os tecidos conjuntivos podem ser:
Com base no arranjo das fibras, existem dois subtipos de tecido conjuntivo denso: o denso modelado e o denso não modelado. O tecido conjuntivo denso modelado tem as fibras de colágeno (colagénio) alinhadas paralelamente umas às outras. Esse arranjo fornece ao tecido alta resistência unidirecional ao stress.
Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.
Este tecido possui vasos sangüíneos, nervos e células sem justaposição. A substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico, ou seja, que possui grande afinidade pela água (hidro= água / filia= afinidade por), portanto solúvel.
Resposta. O tecido conjuntivo está presente nos tendões e ligamentos, aponeuroses, cápsulas envolvendo órgãos, membranas orgânicas e constituindo o estroma (tecido de sustentação) dos órgãos.
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.
Tecido Conjuntivo
São tipos de tecidos conjuntivos especiais:
O tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo e denso), tecido conjuntivo de propriedades especiais (adiposo, elástico, mucoso, reticular ou hematopoiético) e tecido conjuntivo de sustentação (ósseo e cartilaginoso).
Tecidos conjuntivo frouxo é aquele que possui muita substância fundamental e poucas fibras....As principais funções são:
Fibroblasto - Faz a síntese de proteínas colágeno e síntese de substâncias da matriz extracelular. Leucócito- Glóbulos brancos do sangue, especializadas na defesa contra microrganismos . Linfócito - Iconológica (defesa). Macrófago - Atua na defesa por meio de sua alta capacidade de fazer a fagocitose.
ORIGEM EMBRIONÁRIA O tecido conjuntivo tem sua origem no folheto embrionário do mesordema que dá origem ao mesênquima.
As fibras colágenas presentes na derme conferem resistência a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando esticada. As fibras elásticas são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas.
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. ... Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
O tecido Conjuntivo é um tipo de tecido presente no corpo dos seres vivos e pode ser considerado um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular e células . Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los.
O tecido conjuntivo são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as células e órgãos, desta maneira, suporte do corpo.
Os nervos não contêm os corpos celulares dos neurônios; esses corpos celulares localizam-se no sistema nervoso central ou nos gânglios nervosos, que podem ser observados próximos à medula espinhal. Quando partem do encéfalo, são chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal, denominam-se raquidianos.
Resposta. O tecido nervoso é o tecido que recebe e envia, ou seja, ele troca informações rápidas pelo corpo. ... O sistema nervoso monitora e coordena-junto com alguns órgãos - o movimento dos músculos.
O sistema nervoso coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. O sistema nervoso dos animais vertebrados são freqüentemente divididos em: Sistema Nervoso Central – SNC, e Sistema Nervoso Periférico – SNP.
Regeneração do sistema nervoso central É limitado pelas influências inibitórias do ambiente glial e extracelular. O ambiente de crescimento hostil e não permissivo é, em parte, criado pela migração de inibidores associados a mielina, astrócitos, oligodendrócitos, precursores de oligodendrócitos e microglia.
Resposta. Explicação: As células gliais compõem o tecido nervoso junto com os neurônios. As células da glia, também chamadas gliócitos ou neuróglias, podem ser de dois tipos: microglias ou macroglias.
As células da glia ou gliócitos são células que, junto com os neurônios, constituem o sistema nervoso. ... São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios.