Catexia foi denominado por Freud como o processo de investimento de energia psíquica (parte dos instintos), disponível na mente, que se liga a um objeto, a uma ideia ou a própria pessoa.
“Catexia é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada a ou investida na representação mental de uma pessoa, idéia ou coisa. ... A libido que foi catexizada perde sua mobilidade original e não pode mais mover-se em direção a novos objetos.
Significado de Catexe substantivo feminino Investimento de energia mental ou emocional numa pessoa, objeto ou ideia.
Quando existe uma sobrecarga de energia psíquica num objeto, diz-se que ocorre a hipercatexia; se houver subcarga, usa-se o termo hipocatexia.
Libido (do latim, significando "anseio ou desejo") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais. ... No campo do desejo sexual está vinculada a aspectos emocionais e psicológicos.
Significado de Libido substantivo feminino Desejo sexual; busca instintiva pelo prazer sexual. [Psicanálise] Segundo as teorias Freudianas, refere-se à energia vital que está na base das modificações da pulsão sexual. [Psicanálise] Segundo as teorias de C.G. Jung, força ou energia psíquica.
Distinguimos então, dois impulsos ou pulsões. Um deles é chamado de pulsão sexual ou erótica e o outro de pulsão agressiva ou destrutiva. Assim, temos então duas espécies de energia psíquica.
A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.
Define a pulsão como um conceito de fronteira entre o psíquico e o somático. ... Sigmund Freud afirmou que as pulsões possuem quatro elementos: a pressão, o alvo, o objeto e a fonte. A pressão é uma energia potencial, algo latente à pulsão, que exerce sua força e é de fato, a sua essência.
Pulsão (em língua alemã, Trieb; em língua inglesa, drive) designa, em psicanálise, um impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo. ... O conceito de pulsão foi utilizado por diferentes teorias da motivação, sendo as mais importantes a de Sigmund Freud e a de Clark L.
O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo.
Instintos são pressões que dirigem um organismo para fins particulares. Instintos são necessidades; seus aspectos mentais podem ser comumente denominados desejos. ... Pulsão refere-se ao processo dinâmico que consiste numa pressão ou força (carga energética, fator de motricidade) que faz tender o organismo para um alvo.
O conceito de pulsão escópica permitiu à psicanálise restabelecer uma função de atividade para o olho não mais como fonte de visão, mas como fonte de libido. Onde os antigos têm o conceito de raio visual e fogo do olhar, a psicanálise descobre a libido de ver e o objeto olhar como manifestação da vida sexual.
Esta démarche introduz a voz como um objeto da pulsão (invocante), ao lado do seio (pulsão oral), das fezes (pulsão anal) e do olhar (pulsão escópica). No campo pulsional, a pulsão invocante adquire, pouco a pouco, estatuto particular pelo fato de sua ligação estreita com o significante e a fala.
substantivo masculino Impulso inato que faz com que um ser humano, ou qualquer outro animal, se mova inconscientemente buscando sua própria sobrevivência: instinto de conservação. Impulso natural que leva alguém a agir de maneira inconsciente, sem se pautar pela razão ou inteligência.
Os aspectos psicológicos presentes nesse sistema são basicamente pontos de ligação entre o corpo e a mente e entre o mundo externo e o interno. Nesse contexto, como Sigmund Freud chama essa força motriz que impulsiona os aspectos psicológicos a se efetivarem em ações no mundo? Pulsão.
Qual é o teórico que discordou de Freud em relação à questão da sexualidade e é reconhecido como o primeiro psicanalista a enfatizar a natureza social fundamental dos seres humanos? Carl Jung.
O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. A partir dele que são ampliadas outras estruturas. ...
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), enfatiza processos mentais inconscientes e é algumas vezes descrita como a “psicologia profunda”.