Segmentar o seu público significa compreender que por trás de cada comentário, cada interação nas diversas plataformas e mídias sociais existe uma pessoa, um indivíduo que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões. O seu produto ou serviço pode e provavelmente é, consumido pelos indivíduos X, Y e Z.
Como fazer a segmentação de mercado?
Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa.
A Pesquisa de Segmentação de Mercado, por exemplo, é uma forma de identificar as características dos seus consumidores, quais são os níveis de demanda pelo seu produto ou serviço e os meios pelos quais o seu público consome esse produto.
Para saber como fazer uma segmentação de mercado também devem ser levados em conta critérios que afetam a decisão de compra do consumidor, como:
A proposta dos segmentos de clientes no Canvas é identificar para quem a sua empresa está criando valor e quem são os consumidores mais importantes para ela. Quem conhece mais o cliente, afinal, tem muita vantagem no mercado.
A segmentação de mercado consiste na definição de uma estratégia voltada ao atendimento das necessidades específicas de uma parte muito bem identificada do seu público-alvo. ... Já se você tem uma agência de publicidade, seu segmento de mercado poderia se concentrar no setor que é mais forte na sua região.
Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo. Sua definição começa com a segmentação de mercado.
A estrutura de análise da macroeconomia costuma ser composta por cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços: responsável pela determinação do nível de produção agregada, bem como o nível de preços. Mercado de Trabalho: mede a existência de um tipo de mão-de-obra, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Os principais agregados macroeconômicos são produto (economia), renda e despesa. Produto - é a produção total de bens e serviços finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.
Ela é a parte que busca entender características e comportamentos de consumidores e empresas e como eles se relacionam. A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing.
Características da microeconomia analisa questões como: produto, oferta, demanda, preço de produtos, salários, dentre outros; estudo de baixo para cima, ou seja, estuda primeiro fatores pequenos e individuais para depois compreender o todo; analise de variáveis individuais.
Já a análise microeconômica, comunica as especificidades das atividades de um mercado, ou seja, avalia as interações no mercado por meio de uma visão individual.
Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: Política de preços da empresa, precisões de demanda e faturamento, previsões de produção, decisões de custos de produção, políticas de propaganda e publicidade, localização da empresa, diferenciação de mercados entre outros.
A teoria microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas pois tem enfoque distinto.