EQST

O Que So Ideias Principais E Secundrias Em Um Texto?

O que são ideias principais e secundárias em um texto?

As idéias principais e secundárias de um texto são as mensagens, hierarquicamente codificadas, que contêm uma escrita. Essas idéias têm como objetivo transmitir informações; passam a significar cada uma das premissas que sustentam as microestruturas e macroestruturas de um discurso textual.

Como diferenciar ideia principal de ideia secundária?

O começo do paragrafo mostrara de forma clara e rápida qual sera a ideia defendida naquela paragrafo, isso é a ideia principal, a justificativa ou argumentos para defender essa ideia que é denominada de ideia secundaria. Por Exemplo: O céu é azul(ideia principal).

Qual é a ideia principal do texto A Cigarra e a Formiga?

representar q as pessoas devem pensar no futura antes de se divertir como diz o ditado:primeiro as obrigações e depois as diversões... pq a cigarra só vivia cantando e se divertindo e a formiga trabalhando.

Qual é a moral da história a Cigarra e a Formiga?

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

Como trabalhar a fábula A Cigarra e a Formiga na educação infantil?

Fábula: "A Cigarra e a Formiga"

  1. Organize as crianças em roda e introduza a fábula. ...
  2. Converse com as crianças sobre o que elas entenderam da história. ...
  3. Apresente a atividade proposta na ficha. ...
  4. Leve as crianças para a sala de vídeo, ou na sala de aula mesmo, e mostre a elas esse vídeo: A Cigarra e a FormigaFábula da Coleção Disquinho".

Porque trabalhar com fábulas na educação infantil?

Quando a criança escuta uma fábula, se encanta com a história. ... Partindo dessa concepção, as vivências relatadas pelas fábulas auxiliam no desenvolvimento da personalidade individual da criança, pois inspiram condutas e princípios que orientarão o seu comportamento futuro.

O que trabalhar com fábulas?

Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam. Dividir a turma em grupo. Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma. Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las.

Como trabalhar uma fábula em sala de aula?

Proponha a leitura de duas fábulas: A cigarra e a formiga (La Fontaine) e A formiga boa (Monteiro Lobato). Professor, converse com os alunos sobre a fábula que leram, questione-os se eles viram diferenças na história contada no filme e a história do texto lido.

Quais são as fábulas que você conhece?

21 ago 7 Fábulas ou Contos que Seu Filho Precisa Conhecer

  • 1- A cigarra e a formiga (fábula)
  • 2 – O vestido azul (conto)
  • 3- O menino e os pregos (conto)
  • 4- A lebre e a tartaruga (fábula)
  • 5- O leão e o ratinho (fábula)
  • 6- A raposa e a cegonha (fábula)
  • 7- A menina e o leite (conto)

Quem foi o autor dessa fábula você conhece?

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Quais as possíveis intenções de quem escreve ou conta uma fábula?

Resposta. É tipo criar uma história onde os personagens são a maioria animais, onde mostra para o leitor que essa historia seja inventada e possa dar uma lição de moral para alguém.

Qual o objetivo principal de uma fábula?

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

Porque sabemos que esse texto é uma fábula?

Resposta. Fábula é uma curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. Sabemos que esse texto é uma fábula porque os animais agem como humanos (eles conversam, por exemplo) e porque o texto apresenta uma moral.