O movimento que surgiu inicialmente na Itália foi de fundamental importância no universo da cultura ocidental. As manifestações do Barroco podem ser encontradas nas artes plásticas, na literatura, na música e na arquitetura.
A segunda grande tendência que marcou o movimento barroco foi o regime absolutista.
Vemos, por exemplo, no famoso Sermão de Santo António aos Peixes, a tão característica e sedutora retórica usada pelo padre. Esse pequeno parágrafo exemplifica duas características chaves do Barroco: a atenção com a linguagem, elaborada, em consonância com uma preocupação com o conteúdo a ser transmitido:
A Basílica de São Pedro, situada na Itália, é um exemplo de arquitetura barroca. Enorme e repleta de pormenores, a construção se destaca da paisagem fazendo com que o observador se sinta pequeno diante de tanta magnitude. Com uma exuberância decorativa, a Basílica possui uma série de estátuas e ornamentos.
No Concílio de Trento (ocorrido entre 1545 e 1563) foram tomadas uma série de decisões importantes. Os religiosos estabeleceram, por exemplo, a instauração da Inquisição (com direito a queima de livros), a implantação da pena de morte e a perseguição a pensadores.
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O Barroco também é entendido como um período histórico e movimento sociocultural em virtude da modificação dos entendimentos acerca do homem, do mundo e de Deus.
E com as Grandes Navegações, o Barroco entrou em contato com as colônias sul-americanas, como futuramente na arte do brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
No século XVI, o poder papal estava enfrentando duras consequências da Reforma Protestante, que quebrou a unidade do Cristianismo e fragmentou a influência da Igreja Católica.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 3. ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
Na literatura, encontramos no Barroco uma tendência cultista, isto é, uma produção literária que se preocupa com a forma, com o como se está dizendo. A forma do discurso aqui ganha uma importância sem precedentes e há um uso recorrente de muitas figuras de linguagem (antíteses, paradoxos, hiperbatos, etc).
A reação da Igreja Católica foi elaborada no Concílio de Trento (1545-1563), que buscou revisar a doutrina e disciplinar a produção de arte sacra.
Antíteses: “[...] enfermo Senhor, e saúde de nossas almas, este é o mal ou o bem de que adoecestes, e o que vos há de tirar a vida. E porque quisera mostrar aos que me ouvem que, devendo-vos tudo pela morte, [...]”; “Os remédios do amor e o amor sem remédio”; e “Ainda não sabemos de certo se o vosso amor se distingue da vossa graça. Se se não distinguem, peço-vos o vosso amor, […]”;
Enquanto isso, no Brasil, o maior nome da literatura barroca foi o de Gregório de Matos (1633-1696). Nascido em Salvador, o escritor vai estudar em Coimbra onde entra em contato com as vanguardas literárias.
Com isso, a Itália deixou de ser o centro do comércio internacional por causa das Grandes Navegações, principalmente através dos pioneiros portugueses e posteriormente espanhóis.
Principais autores e obras do Barroco no Brasil
O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). ... Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.
Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
O barroco foi um movimento artístico sucessor do renascentismo. O barroco também gera uma tensão entre a religião e o materialismo, as crenças e o prazer pagão. ... Alguns consideram o barroco mais do que um simples movimento artístico, mas como um movimento social e cultural e até um período histórico.
Período artístico que, no Brasil, iniciou-se nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro. ... O Barroco, apesar de ter sido iniciado na Bahia, com o chamado Barroco Açucareiro, teve em Minas o seu ponto alto como arte, quer seja na escultura, arquitetura, pintura ou música.
O barroco foi um movimento artístico do século XVI que surgiu das crises dos movimentos renascentistas na Europa. Enquanto no período renascentista se valorizava a razão e perfeição nos detalhes das obras, no barroco havia a valorização do sentimento, emoções e todo o conjunto harmônico criado. ...
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
O estilo atingiu pintura, literatura e arquitetura. Valorizava sensibilidade, rebuscamento, contraste e uma volta a temas religiosos. ... Era importante incentivar a sensibilidade como instrumento próprio à experiência mística que a Igreja procurava valorizar.
A Arte Barroca procurava causar a admiração e o espanto por parte dos seus observadores, tendo sido um movimento cultural patrocinado pela Igreja Católica como parte dos seus esforços da Contrarreforma.
Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.
A parte realista do estilo era detalhista e desejava mexer com a capacidade emocional dos observadores. Esse aspecto é notado no contraste entre claro e escuro que criava a noção de profundidade nas pinturas. Um jogo de luz era criado com objetivo de conduzir o olhar do espectador à parte principal da obra.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
Caravaggio foi um pintor Barroco considerado à frente do seu tempo pelo domínio da luz e do realismo em suas obras. Destaca-se por deixar de lado a beleza clássica do Renascimento, movimento que o antecedeu, utilizando pessoas da vida comum como modelos em sua pinturas.
A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo. A Igreja encontrou, então, um estilo adequado que já vinham das formas clássicas do Renascimento. Tornou o interior de suas Igrejas bem mais ricos e coloridos. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.
Podemos estabelecer uma relação entre o Barroco e a Contrarreforma, partindo do princípio que a Contrarreforma Católica foi um movimento para buscar novos fiéis e driblar a perda de cristãos para a Reforma Protestante, ocorrida na Europa. ... Assim deu-se a relação entre Barroco e a Contrarreforma.
A escultura barroca elevou a arte à intensidade da perfeição. ... Por esse motivo, o clero incentivou os artistas a apresentarem obras que induzissem abertamente ao drama na representação das cenas religiosas. O objetivo central era reforçar a crença dos católicos da maneira mais convincente possível.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
Resposta: A relação é dada pois essa arte esta presente bastante em tetos de igrejas como na igreja de São francisco de asis em Minas Gerais.
A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. ... A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos. A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).
Num período em que não havia separação entre Estado e Igreja, a arte foi vista como forma de doutrinação, em especial na catequese dos índios e africanos. Foi uma forma de dominação cultural que impôs outra religiosidade e outra visão do mundo, em grande parte baseadas no poder de convencimento das artes.
Resposta. Resposta: Um pouco resumido: Transformar seus templos em exibições grandiosas, que deixavam os visitantes impressionados diante da grande quantidade e da riqueza de ornamentação.
A arte medieval é aquela que foi produzida durante o período da Idade Média (século V ao XV). Assim, o teocentrismo (Deus como centro do mundo) foi a principal característica da cultura medieval. ...
O propósito da Arte na Idade Média era ensinar religião e a arquitetura era utilizada para construir catedrais belíssimas e adornadas. Durante a Idade Média, ocorreu uma onda de construção de igrejas e catedrais que foram verdadeiras obras-primas.
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.
Qual era o objetivo dos desenhos permitidos pela Igreja durante a Idade Média? A- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir os ensinamentos culturais, inclusive para aqueles que gostavam de musicas, danças e teatros. ... C- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir amor e paz , inclusive para idosas.
Muitas construções românicas tinham o intuito de abrigar peregrinos, de modo que foram erigidas nos caminhos de locais sagrados. É por isso que as igrejas desse período ficaram conhecidas como Igrejas de Peregrinação. Atualmente, é possível encontrar na Europa diversas construções em estilo românico.