os direitos do seu filho estão totalmente seguros, vc não precisa se preocupar com isso. mesmo que ele te deixe agora vc poderá entrar com ação contra ele pedindo pensão enquanto ainda está grávida, então não fique insegura em relação a este ponto.
Mas como provar a paternidade do pai que não quer assumir o filho? ... Ocorre que, uma vez não sendo obrigatória a realização do exame de DNA, se o pai negar realizá-lo, surgirá a presunção relativa de paternidade, cabendo ao suposto pai afastar a alegação de paternidade.
DIREITO DA CRIANÇA. DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR. ABANDONO PATERNO. ... O genitor recorre contra a parte da sentença que o destituiu do poder familiar em relação à filha que conta nove anos de idade, mantendo seu poder familiar quanto ao filho adolescente.
Uma das causas do abandono afetivo é o distanciamento natural da criança por aquele que não tem a sua guarda. Por outro ângulo, o abandono afetivo poderá surgir de desavenças entre o pai e a mãe, visto que o pai, por exemplo, ao se afastar da mãe, também poderá se afastar dos filhos, ou vice-versa.
E estabelece que o artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, passa a vigorar acrescido do artigo 232-A, que prevê pena de detenção de um a seis meses para “quem deixar, sem justa causa, de prestar assistência moral ao filho menor de 18 anos, prejudicando-lhe o desenvolvimento psicológico e social”.
O abandono afetivo, material e o intelectual são assuntos sérios e merecedores de muita atenção e análise minuciosa por que geram sequelas de natureza física e psicológica para muitas pessoas e envolvem não somente a questão financeira como também a emocional.
1.