O Álcool Etílico Combustível, mais popularmente conhecido como Etanol, é uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente de várias matérias-primas como beterraba, grãos e cana-de-açúcar, sendo essa última o insumo agrícola utilizado na fabricação de etanol no Brasil, considerado o melhor do mundo.
Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem. O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae.
cana-de-
O etanol produzido de cana-de-açúcar surgiu, no Brasil, basicamente por duas razões: a necessidade de ameni- zar as sucessivas crises do setor açucareiro e a tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado. ... Em 1925, surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combus- tível.
A primeira experiência de uso do etanol como combustível no Brasil aconteceu no ano de 1925, com a criação do primeiro carro a álcool do país. Em 1927, a Usina Serra Grande Alagoas foi a primeira do país a produzir etanol combustível (conhecido como USGA).
A história do etanol no Brasil remonta ao início do século XX, mais especificamente à década de 1920, quando as primeiras experiências de desenvolvimento de álcool combustível foram realizadas.
Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar.
ilha de Itamaracá
São quatro etapas de plantio: primeiro o solo é sulcado; em seguida, as mudas são introduzidas; depois coloca-se fertilizando no solo; por fim, a terra é coberta. Agora, basta esperar entre 12 e 15 meses para fazer a colheita.
Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol. Em algumas regiões, as pessoas usam palhetas de cana para fazer canetas, tapetes, telas e palha....Cana-de-açúcar.
Basicamente, a produção de açúcar em si, é dividida em 5 etapas:
Esta etapa envolve o aquecimento, tratamento químico, decantação e peneiramento.
O açúcar é o resultado de um longo processo de refinamento que começa na plantação e colheita da cana-de-açúcar, que é a sua matéria-prima. ... Quando limpa, a cana é moída por grandes trituradores, o que faz com que facilite a extração do caldo da cana, a chamada garapa.