A descoberta do nêutron aconteceu no ano de 1932 com o físico inglês James Chadwick. Utilizando a conservação da quantidade de movimento, realizou uma experiência que comprovou a existência do nêutron. ... Com esse feito e por seus importantes trabalhos, em 1935 James foi premiado com o Prêmio Nobel da Física.
O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C., sendo a carga do próton esse valor positivo e a carga do elétron o negativo desse valor. Portanto , para neutralizar a carga de um próton é necessário apenas 1 elétron.
Todo átomo é constituído por um núcleo e uma eletrosfera. ... Sendo assim, quando um átomo perde um elétron, perde uma carga negativa, ficando com a quantidade de prótons maior que a de elétrons, e, logo, fica carregado positivamente.
Ânion (íon negativo): átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: F-1, O-2. Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. ... O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion.
Os íons são espécies químicas eletricamente carregadas, quando estão positivamente carregados são chamados de cátions; e quando estão negativamente carregados são chamados de ânions. São formados através do processo de ganho ou perda de elétrons, chamado de ionização.
Cada átomo de enxofre e de oxigênio possuem 6 elétrons em suas camadas de valências, assim, eles precisam receber 2 elétrons cada um. Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.
eles formam uma ligação covalente polar, dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, H2O.
Como exemplo das ligações iônicas, podemos mencionar o Cloreto de sódio, que é o sal de cozinha Na+Cl- = NaCl; o Cloreto de magnésio Mg+Cl- = MgCl2; e o óxido de alumínio, Al+O- = Al2O3.
Se a ligação covalente ocorrer entre átomos de elementos químicos diferentes, a ligação será polar. ... Outros exemplos de ligações covalentes polares são: HF e HBr.