Nos cnidários, os gases respiratórios difundem-se diretamente através da superfície do corpo. A camada de células exterior realiza trocas com o ambiente aquático envolvente, enquanto que a camada de células interior realiza essas trocas com a água que circula na cavidade gastrovascular.
Respiração. Os cnidários não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre cada célula e o meio, através de difusão.
Água-viva também não tem cabeça, sistema circulatório e órgãos para respiração e excreção. Sua boca está na parte inferior do corpo e está conectada a uma cavidade central preenchida com estruturas semelhantes a pelos chamadas cílios que ajudam a transportar alimentos e outros materiais por todo o corpo.
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.
Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. São animais invertebrados aquáticos que vivem fixos em rochas ou em corais. ... Não apresentam órgãos e são animais sésseis, ou seja, não possuem locomoção própria.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).