A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d'água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.
As baleias são animais que se reproduzem por meio de fecundação interna, ou seja, o macho introduz o espermatozoide dentro do corpo da fêmea. O filhote desenvolve-se dentro do útero da fêmea, e o tempo de gestação varia de acordo com cada espécie, entretanto, a média é de onze a doze meses.
As baleias são mamíferos que vivem no oceano, mas vêm à superfície para respirar. ... A pele das baleias é lisa. Uma espessa camada de gordura sob a pele protege o animal nas águas frias. O corpo em forma de torpedo auxilia sua rápida movimentação na água.
As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.
Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.
A baleia-sei está entre os mais rápidos cetáceos. Pode atingir velocidades de até 50 quilómetros por hora, em distâncias curtas.
Fêmea: 30 anosem cativeiro
O cachalote é um grande animal marinho, facilmente reconhecido pela enorme cabeça quadrada e o maxilar inferior estreito. Esse mamífero é um cetáceo, assim como as baleias e os golfinhos. Embora seja popularmente considerado uma baleia, ele não pertence à família das chamadas baleias verdadeiras (sem dentes).
Na verdade, as baleias não ejetam um esguicho de água como parece. ... Essa é uma característica de todos os cetáceos (golfinhos e botos, além das baleias). Ao contrário dos peixes, eles respiram através de pulmões e, por isso, precisam subir à superfície para fazer a troca gasosa.
baleia-azul
Se você já imaginou que seria um T-Rex ou um Braquissauro, se enganou. O estudo recente comprovou que, na verdade, a criatura que conquistou esse posto é o Argentinossauro, herbívoro que viveu cerca de 90 milhões a 100 milhões de anos atrás.
A Anta (Tapirus terrestris) é considerada o maior mamífero terrestre do Brasil e é classificada pela IUCN como vulnerável a extinção. A população de antas reduziu 30% nos últimas três gerações (33 anos).
Já o musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) é encontrado na África e na Europa mediterrânea. O menor exemplar já visto media 3,5 centímetros da cabeça ao começo da cauda – o rabo tinha outros 2,5 centímetros. Ao nascer, os filhotes são menores que uma abelha, mas ficam independentes em menos de um mês.
RIO - Um “rato pulante” considerado o menor roedor do mundo foi recentemente encontrado na Prefeitura de Hotan da China ocidental, na região de Xinjiang. O animal é conhecido como jerboa pigmeu de três dedos, e é uma espécie que geralmente aparece em áreas desérticas.
O posto de menor animal do Brasil é de um sapo. Ele é considerado o ínfimo das terras brasileiras e segundo do hemisfério sul.
Paedophryne
Animais vertebrados
→ Curiosidades
O menor sapo do mundo conhecido (e vertebrado) é um sapo do tamanho de uma mosca doméstica com comprimento aproximado de 7,7 milímetros. Cada um dos três anfíbios existe apenas em um local de Madagascar.
Mas eis que existe uma espécie de gato que consegue ser ainda mais 'compacta' e absurdamente mais fofa do que um gatinho doméstico: o rusty-spotted cat, ou o prionailurus rubiginosus. Esses pequeninos de, no máximo, 1,5 Kg são encontrados apenas no Sri Lanka e infelizmente vivem sob risco de extinção.
A estratégia de defesa se dá graças ao corpo maleável - com três cintas móveis na região média do dorso; que possibilita curvar completamente a carapaça em formato de bola.