A crista neural é formada a partir das células neuroectodérmicas e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos. As células da crista neural originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso. Na maioria dos cordados,essa estrutura some no fim da fase embrionária.
As células do tecido ósseo provêm da célula indife- renciada do mesênquima embrionário capa de originar também os demais tecidos mesenquimais – conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, adiposo, muscular, mu- coso e hematopoiético.
Esse termo quer dizer que vieram do mesmo embrião, assim como os gêmeos univitelinos.
A manutenção da matriz é feita pelos osteócitos que sintetizam e reabsorvem a matriz, atividades importantes por contribuírem para a homeostase do cálcio no sangue. A morte do osteócito promove a reabsorção da matriz pela atividade dos osteoclastos, seguida pelo reparo ou remodelação do tecido ósseo pelos osteoblastos.