A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
Os principais indicadores, identificados como resultados dos programas de autogestão, foram a autoeficácia, os comportamentos de saúde, o estado de saúde, a utilização dos serviços de saúde, a qualidade de vida e os indicadores psicológicos. A autoeficácia é referenciada como o indicador mais importante.
Como o próprio nome diz, autocuidado é cuidar-se de si mesmo, é buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, é evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, é adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.
Na BNCC, a competência 8 é a de autoconhecimento e autocuidado. ... Autocuidado é saber se preservar para se manter saudável, física e emocionalmente. Para que um indivíduo saiba se cuidar, ele precisa da habilidade do autoconhecimento, e é por isso que essas duas competências andam juntas.
O autocuidado, portanto, nos proporciona maior qualidade de vida, pois fortalece nossa autoestima, nossa autoconfiança e a nossa capacidade de tomar decisões frente aos desafios da vida cotidiana.
Pode ser um pouquinho, afinal o mundo anda tão corrido que às vezes falta tempo até pra respirar com calma. Mas nossa dica é começar com ações simples, que você pode implementar desde já. Separe alguns minutinhos, deixe seus produtos preferidos à mão e comece o ano com pequenas – mas importantes! – novidades na rotina.
6 dicas para cuidar do corpo e da mente
Cuidados com saúde e desenvolvimento físico: cuidar da sua saúde física, bem-estar, afetividade, sexualidade e evitar exposição a riscos. Reconhecer, acolher e lidar com mudanças relativas à sua faixa etária e aos fatores que afetam seu crescimento pessoal, físico, social, emocional e intelectual.
Como desenvolver autoconfiança
Ao conhecer a si mesmo, o líder pode desenvolver o olhar de compreensão para com o outro. ... O autoconhecimento amplia a nossa capacidade e o entendimento sobre quem somos e sobre quem lideramos. Com essa visão aguçada, podemos estimular o potencial dos nossos colaboradores e maximizar os resultados da empresa.
Refletir é interrogar, a fundo, assumindo o risco da resposta que escancara uma razão oculta....Passo a passo para reflexão e autoconhecimento
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem.
Podemos afirmar que quando a luz incide sobre um objeto qualquer, os processos que podem ocorre com ela são os seguintes: refração , reflexão, difração.
Existem dois tipos de reflexão: regular e difusa. A reflexão regular é aquela em que é possível enxergar uma imagem refletida, enquanto a difusa é a reflexão que emana de objetos que não são dotados de superfícies suficientemente lisas para promover uma reflexão regular.
Os meios transparentes são aqueles que possibilitam a passagem de luz sem que ocorra dispersão. Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles.
Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.