10 PLANTAS QUE NÃO PRECISAM DE SOL FREQUENTE
Flores que não precisam de sol
Hortaliças e vegetais que se dão bem na sombra
Ser uma planta de sombra significa que não suporta luz solar direta. Mas como toda planta, precisa de claridade para fazer fotossíntese. Assim são as samambaias e algumas orquídeas. Se for dentro de casa, devem estar perto de uma janela onde receba claridade por pelo menos 3 horas no dia.
Quais são as flores que gostam de sombra?
Os antúrios com as suas flores coloridas são plantas que preferem espaços de sombra e gostam de ficar longe da luz direta do sol. Como o lírio-da-paz, é uma espécie que melhora a qualidade do ar dentro de casa.
O cuidado deve começar na hora da compra. Olhar a planta como um todo, verificar se a terra está com aparência saudável, levantar a folha para ver se não há bichinhos embaixo dela e olhar o caule para ver se está firme e sem manchas são orientações.
Na maioria das vezes, os sinais de excesso ou escassez de água costumam ser muito parecidos. Fique de olho na folhagem. Folhas enroladas, secas, ásperas, fáceis de quebrar, caídas, murchas ou amareladas podem te dar pistas de que algo pode estar errado com a rega.
As plantas costumam dar sinais visíveis em suas folhas para sinalizar que precisam de ajuda....
Independente da espécie que você tenha, uma maneira de saber se você não está “afogando” as plantas é observar se as folhas estão murchando ou ficando amareladas. Já para falta de água, além de murcha, a folhinha fica seca.
500ml
As quantidades de água necessárias (por hora para cada pé) são as seguintes: do plantio a 30 dias: 18 litros/planta/dia; de 30 a 60 dias após o plantio: 22 litros/planta/dia; de 60 a 90 dias após o plantio: 29 litros/planta/dia; de 90 a 120 dias após o plantio: 34 litros/planta/dia, e de 120 a 370 dias após o plantio: ...
Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Você conseguirá observar se está seca ou úmida por baixo da superfície. Se ainda estiver molhada, deixe a rega para outro momento.
A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar uma planta com excesso de água, é sentir o solo da planta! Sinta o solo com alguns centímetros de profundidade. Se sentir que está úmido ou molhado, provavelmente está com excesso de água. Outro sinal de excesso de água pode ser mosquitos de fungo.
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
Quando a planta subitamente perde as folhas e fica seca, somente com os ramos desnudos, nem sempre é sinal de que ela esteja morta. Pode ter sofrido algum impacto nas raízes durante o transporte ou mudança drástica de temperatura, principalmente dentro de um carro que fique no sol.
Se você suspeitar que sua planta está morta, mas não tem certeza. Você deverá fazer o teste das hastes / caule. Esse é o jeito mais rápido de saber se uma planta esta morta ou não. Mas se o caule estiver mole ou quebradiço, verifique as raízes com as mesmas condições.
Saiba como recuperar uma planta seca
Lembre-se que as árvores vivas têm galhos verdes e flexíveis. Passo 2: Realize uma pequena raspagem na casca da árvore utilizando uma faca ou até mesmo a unha e procure por uma camada verde de baixo da casca que esteja úmida ao toque. Caso essa camada esteja marrom e seca significa que o galho está morto.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos. Experimente podar as eareas pretas para ver se ele se renova.
Para salvar uma planta que está morrendo ou proteger a saudável, você precisará encontrar o equilíbrio nas regas entre a quantidade de água suficiente e o excesso, enquanto fornece luz e abrigo do vento.
As regas devem ser feitas frequentemente após o plantio, enquanto as plantas são jovens, para que o solo se mantenha úmido. Depois de desenvolvidas, a irrigação deve ser controlada, de uma forma que a terra seque nos intervalos, pois o alecrim é bem resistente a períodos de seca.
No seu quarto Algumas pessoas podem preferir o alecrim para o mesmo uso tranquilizante. ... Quanto ao jasmim, que algumas pessoas gostam de ter no quarto, é preciso lembrar que seu aroma, bastante persistente, também pode causar enxaquecas e alergias respiratórias em muitas pessoas portanto, mais vale não arriscar.