Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem. Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras. Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural.
Sarau Literário: união entre arte, cultura e conhecimento Importante na prática escolar, o sarau é um evento cultural marcado pelo encontro de ações artísticas diversificadas, promove momentos prazerosos, o aprendizado e envolve os participantes de forma cooperativa.
Muita gente não sabe, mas um Sarau Literário consiste em uma reunião de pessoas que tem por objetivo discutir, apresentar e aprender mais sobre Literatura. ... O objetivo principal do Projeto é despertar nos alunos o conhecimento literário, através das leituras de diversos Gêneros Textuais.
Um dia dedicado à literatura, poesia e teatro. ... Nas manifestações artísticas, as crianças desenvolveram a imaginação cantando, recitando poesias e dramatizando, num ambiente descontraído e repleto de brincadeiras. A ideia do sarau surgiu a partir da didática de projetos, adotada pela instituição.
O saraus se caracterizam como eventos musicais ou literários que aconteciam em casas particulares de pessoas que se reuniam com o intuito de promover a integração social e cultural de um determinado grupo. Na Idade Média, os saraus eram os momentos em que se apresentavam cantores e trovadores.
O sarau consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.
A poesia consiste em um gênero textual que está ligado a diferentes áreas, como a literatura, música, teatro, no cinema, nas artes plásticas, etc. Ela tem a função de expressar as emoções do eu lírico. ... Dessa forma, caracteriza-se em um gênero subjetivo, carregado de sentimentalismo e emoções.
A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade.