O ferro fundido é uma liga ternária composta por ferro, carbono (de 2% à 4%) e silício (de 1% a 3%) que é fabricado a partir do ferro gusa (produto imediato da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num alto forno).
minério de ferro
Por meio dele, obtém-se o aço – liga metálica formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio....Obtenção de ferro
Os mais importantes e de maior interesse comercial são a calcopirita, a cuprita, a malaquita, a calcosita e a covelita. Os sulfetos de cobre retirados de jazidas são os mais explorados, e a calcopirita, ou sulfeto de cobre e ferro, é o mineral mais importante e de onde o cobre é, mais frequentemente, extraído.
Tipos de aço quanto à sua composição
O processo de produção envolve a queima do carvão coque, que forma o monóxido de carbono, este reage com a hematita em uma reação de oxirredução. O óxido de ferro reage com o monóxido de carbono para a formação de ferro metálico e dióxido de carbono.
Peneiramento: separa minério e rejeito por granulometria; Jigagem: separa minério e rejeito por densidade; Separação Magnética: separa minério e rejeito por propriedades magnéticas; Flotação: separa minério e rejeito por propriedades químicas, além de ajustar o minério quimicamente.
Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios. Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a se utilizada.
O ferro gusa e o ferro fundido (obtido pela refusão do gusa) são produtos que se solidificam a temperaturas em torno de 1200oC ou seja aproximadamente 300oC abaixo do aço. O ferro fundido é matéria mais procurada que o aço para produzir-se péças fundidas, porque o custo de produção é menor.
O monóxido de carbono é um gás redutor do minério de ferro e reage com o óxido de ferro para produzir ferro fundido e dióxido de carbono. Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.
O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.
A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito. Esse último tem três partes: cadinho, rampa e cuba. Cadinho – corresponde a parte onde se acumulam o metal fundido e a escória, resultantes das reações que ocorrem no seu interior.
A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.
Essa escória recebe o nome de Escória Bruta de Alto-Forno, podendo ser britada ou utilizada como material inerte em diversas aplicações, substituindo materiais pétreos. A escória líquida é transportada para os granuladores nos quais é resfriada bruscamente por meio de jatos de água sob alta pressão.
carvão vegetal
A produção do ferro gusa é um processo químico que utiliza a redução de minérios de ferro para gerar o principal formador do aço. O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %).
Aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço. O principal destes equipamentos é o convertedor, que é um tipo de forno, revestido com tijolos refratários e que transforma o ferro gusa e a sucata em aço.
O lingotamento é usado na fabricação de metais, transformando material líquido em sólido. Neste processo, o material é resfriado e transformado em lingotes, blocos, placas entre outros; que seguem para o processo de laminação ou forjaria.
Lingotamento contínuo é o processo pelo qual o metal fundido é solidificado em um produto semi-acabado no formato de tarugo, bloco, beam blank ou placa. O acabamento final do produto é feito na laminação. ... O lingotamento continuo é normalmente mais utilizado para aço mas também pode ser usado para o alumínio e cobre.
Vale lembrar que conformação ou transformação provoca uma mudança na geometria ou nas dimensões das chapas, dependendo da operação realizada....Conheça os processos mais usados na conformação de chapas de aço
Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas. ... Essas duas propriedades são as que permitem a existência dos processos de conformação mecânica.